INFÂNCIAS E VIVÊNCIAS INFANTIS: DE CRIANÇAS COMO PROBLEMA A CRIANÇAS COMO POTÊNCIA

Palavras-chave: Sociologia da Infância. Janusz Korczak. Crianças.

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão a partir do documentário Bebês (2010) e da obra Quando eu voltar a ser criança (1981) de Janusz Korczak, com o objetivo de reconhecer as diferentes infâncias e os sentidos que assumem. Realiza análise documental e explicita uma discussão assentada nos pressupostos da Sociologia da Infância. Nesse cenário, a criança é reconhecida como atuante em seu meio, dotada de características e especificidades próprias, cujas infâncias são igualmente diversas. Considera que o modo de conceber a infância depende de cada cultura. Pondera sobre os sentidos, significados e incompreensões vividas por crianças, considerando que socialmente assumem e se constituem a partir de diferentes olhares, em ambientes de múltiplas significações. Conclui que as crianças precisam ser escutadas, acolhidas e valorizadas em suas singularidades. Tornar visível o mundo das crianças é o caminho para humanizar, engrandecer e afirmar seus direitos em nossa sociedade.

Biografia do Autor

Danieli Bachtchen, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Especialista em Psicopedagogia Institucional; Educação Especial Inclusiva com Ênfase na Deficiência Intelectual e Distúrbios de Aprendizagem. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Pedagoga na Secretaria Municipal de Educação de Mallet/PR.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)

Pós-doutora em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava/PR.

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Publicado
2022-09-06