UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR SOBRE O EMPREGO DAS MÍDIAS E A PRESENÇA DO VIRTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Mídias. Virtual. Educação básica.

Resumo

Este ensaio apresenta algumas perspectivas teóricas acerca dos usos das mídias e consequentemente, a presença do virtual na formação dos estudantes da educação básica, pelo viés da filosofia, sociologia e educação. Logo, temos como objetivo: discutir as abordagens e as perspectivas para o trabalho com as mídias e as novas tecnologias na educação básica. Para tanto, lançamos o seguinte problema: que abordagens e perspectivas teóricas podem ser delineadas no trabalho com as mídias e as novas tecnologias na educação básica? Em termos metodológicos, o estudo se configura como uma reflexão teórica oriunda de uma bibliografia especializada. Conforme nossos resultados, temos a problemática das mídias e do virtual como elemento transformador da subjetividade humana e ao mesmo tempo, enquanto formador de um novo modo de simbolizar e recriar a realidade. Observamos que o aparecimento das mídias insere uma profunda mudança no modo do sujeito se relacionar consigo e com sua realidade.

Biografia do Autor

Vergas Vitória Andrade Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação (2003), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Renan Santos Furtado , Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Educação Física (2017), mestrado (2019) e doutorado em Educação (2022) pela Universidade Federal do Pará. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

Aline Brasiliense dos Santos Brito, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação (2016) e mestrado (2018) em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Doutoranda em História na Universidade Federal do Pará. Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

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Publicado
2023-12-12