ESTADO DA ARTE: O ENSINO REMOTO E A SAÚDE MENTAL DOCENTE

Palavras-chave: Saúde Mental. Ensino Remoto. Adoecimento Psíquico. Ensino Superior. Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

Nos últimos anos evidenciou-se um crescente número de professores que adoecidos psiquicamente no exercício da sua profissão. Com a pandemia da COVID-19, tal realidade tornou-se ainda mais evidente, acarretando mudanças nas rotinas desses profissionais que, precisaram adaptar seus trabalhos no uso de recursos tecnológicos remotos. À vista disso, foi desenvolvido um estudo do tipo ‘estado da arte’, para analisar o que dizem as pesquisas atuais sobre a saúde mental de professores do ensino superior e sua relação com o ensino remoto, e investigar quais delas adotam a Psicologia Histórico-Cultural como referencial teórico. Foi realizada uma busca de teses, dissertações e artigos científicos publicados entre 2019 e 2021. Como resultado, foram selecionados 14 estudos das áreas da Educação, da Psicologia e da Teoria Histórico-Cultural. Constatou-se que a maioria dos estudos discutem sobre o adoecimento psíquico de professores, porém poucos relacionam a saúde mental e o ensino remoto com a Psicologia Histórico-Cultural.

Biografia do Autor

Débora Luana Crestani Theodoro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduada em Psicologia (FAG). Mestre em Educação (Unioeste). Psicóloga educacional na UTFPR.

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Mestre em Educação pela UEM. Graduada em Psicologia (UEM). Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Fabricio Duim Rufato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Psicologia (FAG). Mestre em Ciências Ambientais (Unioeste). Professor na UNIMEO.

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Publicado
2023-02-27