ESTADO DA ARTE: O ENSINO REMOTO E A SAÚDE MENTAL DOCENTE
Resumo
Nos últimos anos evidenciou-se um crescente número de professores que adoecidos psiquicamente no exercício da sua profissão. Com a pandemia da COVID-19, tal realidade tornou-se ainda mais evidente, acarretando mudanças nas rotinas desses profissionais que, precisaram adaptar seus trabalhos no uso de recursos tecnológicos remotos. À vista disso, foi desenvolvido um estudo do tipo ‘estado da arte’, para analisar o que dizem as pesquisas atuais sobre a saúde mental de professores do ensino superior e sua relação com o ensino remoto, e investigar quais delas adotam a Psicologia Histórico-Cultural como referencial teórico. Foi realizada uma busca de teses, dissertações e artigos científicos publicados entre 2019 e 2021. Como resultado, foram selecionados 14 estudos das áreas da Educação, da Psicologia e da Teoria Histórico-Cultural. Constatou-se que a maioria dos estudos discutem sobre o adoecimento psíquico de professores, porém poucos relacionam a saúde mental e o ensino remoto com a Psicologia Histórico-Cultural.
Referências
BARRETO, M.A.; ABREU, C.C.; ALMEIDA, G.R. Psicologia e Educação: Mediações em Tempos de Pandemia. In: NEGREIROS, F.; FERREIRA, B.O. (org). Onde está a Psicologia Escolar no meio da pandemia? São Paulo: Editora Pimenta Cultural, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponibilidade em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
DA CONCEIÇÃO, Vagner Miranda. Impactos da Pandemia de Covid-19 no Lazer e no Trabalho do Professor Universitário em Home Office. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 24, n. 3, p. 490-526, 2021. Disponibilidade em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/36337. Acesso em: 09 jan. 2022.
DE ARAUJO, Renata Mendes et al. COVID-19, Mudanças em Práticas Educacionais e a Percepção de Estresse por Docentes do Ensino Superior no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 864-891, 2020. Dispoibilidade em: https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p864/6744. Acesso em: 09 jan. 2022.
DE MATTOS, Juliana Gonçalves Silva et al. Dores osteomusculares e o estresse percebido por docentes durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, p. e25110615447-e25110615447, 2021. Disponibilidade em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15447. Acesso em: 20 dez. 2021.
FERNANDES, Susi et al. Atenção à saúde e qualidade de vida de professores em ensino remoto: relato de experiência. Revista Conexão UEPG, v. 17, n. 1, p. 1-16, 2021. Disponibilidade em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/19566. Acesso 05 jan. 2022.
GOMES, Nadirlene Pereira et al. Saúde mental de docentes universitários em tempos de COVID-19. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 1-7, dez. 2021. FapUNIFESP (SciELO). Disponibilidade em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902021200605. Acesso em: 10 jan. 2022.
MACHADO, Michelle Castanho et al. O peso de estar em casa: uma análise acerca da percepção das profissionais docentes em relação a sobrecarga de trabalho no home office. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, 2021.
MEDEIROS, Jade Gomes Da Costa et al. Análise da saúde mental dos professores de uma instituição de ensino superior em meio a pandemia. Revista CPAQV–Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 13, n. 2, p. 2, 2021. Disponibilidade em: http://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs-2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=view&path%5B%5D=773. Acesso em: 20 dez. 2021.
MONTEIRO, Bruno Massayuki Makimoto; SOUZA, José Carlos. Saúde mental e condições de trabalho docente universitário na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e468997660-e468997660, 2020. Disponibilidade em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7660. Acesso em: 05 jan. 2022.
QUEIROZ, Vanderlei Braulino. Possibilidades de Enfrentamento ao Adoecimento do Professor Universitário. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2021.
SANTOS, Geórgia Maria Ricardo Félix dos; SILVA, Maria Elaine da; BELMONTE, Bernardo do Rego. COVID-19: ensino remoto emergencial e saúde mental de docentes universitários. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 21, p. 237-243, 2021. Disponibilidade em: https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S100013. Acesso em: 15 jan. 2022.
SARMENTO, Camila Freitas et al. Investigando os impactos da COVID-19 no ensino remoto da computação: uma análise no nordeste do Brasil. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, 64072-64099, 2021. Disponibilidade em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32067. Acesso em: 15 jan. 2022.
SILUS, Alan; FONSECA, Angelita Leal de Castro; DE JESUS, Djanires Lageano Neto. Desafios do ensino superior brasileiro em tempos de pandemia da COVID-19: repensando a prática docente. Linc em Revista, v. 16, n. 2, e5336-e5336, 2020. Disponibilidade em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336. Acesso em: 30 dez. 2021.
SILVA, Anne Patricia Pimentel Nascimento da; SOUZA, Roberta Teixeira de; VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, Rio de Janeiro, v. 43, n. 3, p. 1-12, 8 mar. 2021. EDIPUCRS. Disponibilidade em: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37452. Acesso em: 10 jan. 2022.
SILVA, Marina Hastenreiter et al. Do ensino presencial ao remoto: experiências dos docentes do bacharelado em Turismo durante a pandemia da Covid-19. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 9, n. 2, p. 172-194, 2021. Disponibilidade em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/23516. Acesso em: 15 jan. 2022.
SOKAL, L.; TRUDEL, L. E.; BABB, J. I've had it! Factors associated with burnout and low organizational commitment in Canadian teachers during the second wave of the COVID-19 pandemic. International Journal of Educational Research Open, p. 100023-100023, 2021. Disponibilidade em: https://www.researchgate.net/publication/347889556_I've_had_it_Factors_associated_with_burnout_and_low_organizational_commitment_in_Canadian_teachers_during_the_second_wave_of_the_COVID-19_pandemic. Acesso em: 10 jan. 2022.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).