EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: CONTEXTOS HISTÓRICO E GERAL DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS

Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação Democrática. Historicidade. Construção.

Resumo

O presente artigo propõe a análise da historicidade dos direitos básicos atrelados à existência humana em concomitância com o desenvolvimento do direito à educação. A apreciação dos marcos históricos faz-se necessária para a compreensão da evolução dos parâmetros educacionais até a atualidade. Vários autores desde a antiguidade dissertam sobre os temas cidadania e valores humanos e essas concepções trazem indícios da organização e das relações sociais que desencadearam formas de interação de acordo com a época, impactando nas relações sociais, jurídicas e educacionais. Utilizando a pesquisa documental e bibliográfica, com consultas a leis, periódicos, revistas, etc., foi possível compilar dados para corroborar o argumento teórico deste trabalho. O ideal da educação democratizada é relativamente novo, pois alguns dos mais expressivos debates sobre o tema ocorreram no início do século passado. Apesar de serem recentes, todas as conquistas obtidas até o momento são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma educação crítica e humanística.

Biografia do Autor

Victor Lucas Caldeira, Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais

Graduado em Sociologia (pela Unopar). Especialista em Sociologia (pela UFMS). Atualmente é Professor de Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. 

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Publicado
2022-11-29