ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O GÊNERO ORAL “DEBATE” NO LIVRO DIDÁTICO
Resumo
Resumo: O tema deste artigo é o material didático sobre gênero oral no Ensino Básico. Buscamos analisar um capítulo de um livro didático de Língua Portuguesa sobre o gênero oral “debate”. Além disso, também objetivamos avaliar a qualidade do capítulo em xeque, bem como as especificidades que possam envolver uma aplicação eficiente em situações didáticas. Pautamo-nos, teoricamente, no Sociointeracionismo, de Vygotsky (1991), e na perspectiva genebrina de gêneros textuais, de Dolz e Schneuwly (2004). Metodologicamente, adotamos o método qualitativo, de caráter indutivo. Os resultados apontam para o fato de as três propostas de ensino do debate encontradas no corpus serem de natureza espiral, pois exploram etapas similares, contudo mais complexas a cada abordagem. Além disso, destacamos trabalhar tanto com o livro didático, como com o ensino da modalidade oral da língua.
Palavras-chave: Interação; gêneros orais públicos; debate; livro didático; ensino de língua portuguesa.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).