A PRÁTICA DA RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ORALIDADE E ESCRITA EM DIÁLOGO

Palavras-chave: Texto. Retextualização. Ensino. Leitura. Escrita

Resumo

Pautado nos eixos da leitura, da oralidade e da escrita nos quais o ensino de Língua Portuguesa está calcado, o presente artigo visa a discutir a prática da retextualização como uma atividade que oportuniza aos alunos o uso e reflexão de práticas discursivas tanto orais como escritas, possibilitando a compreensão das intrínsecas relações entre essas duas modalidades da língua. O estudo permitiu-nos defender tal prática como um processo contínuo de leitura e reescrita de textos, proporcionando, assim, a apropriação de práticas de linguagem relevantes nos contextos letrados contemporâneos, tendo como foco principal a formação de leitores e produtores críticos de textos para o pleno exercício da cidadania nas várias situações sociais de uso da língua(gem).

Biografia do Autor

Daniela Regina Evangelista dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Graduada e Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da Secretaria de Educação do Município de Itajuípe – BA. Membro do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq).

Urbano Cavalcante Filho, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorados pela USP e pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris III). Mestre em Letras, Mestre em Cultura e Turismo, Especialista em Leitura e Produção de Texto e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente, é Professor/Pesquisador do Instituto Federal da Bahia (IFBA Campus Ilhéus) e Orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da UESC. Líder do Grupo de Pesquisa LINDES: Linguagens, Discurso e Sociedade (IFBA/CNPq) e Pesquisador do Diálogo e Linguagens, Discurso e Ensino (USP/CNPq)

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Publicado
2023-01-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos