AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SEGUNDO O OLHAR DE EDUCADORES E EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Professores/Alunos. Ensino Médio.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar o olhar dos professores sobre a avaliação da aprendizagem no ambiente escolar e, ao mesmo tempo, dar voz aos estudantes para saber se eles comungam ou não das mesmas ideias de seus professores sobre esse processo. Para responder a esse objetivo, foram aplicados onze questionários estruturados, com professores e alunos do ensino médio da rede pública de ensino de Palmas- TO, cujos discursos foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que muitos educadores e educandos estão imbuídos de que apenas a prova escrita já não basta como estratégia avaliativa. Os sujeitos dessa pesquisa evidenciaram também em seus discursos a necessidade de uma prática docente que extrapola a pedagogia do exame. Assim, faz-se necessário compreender a avaliação como um procedimento permanente, dinâmico e transformador da prática pedagógica.  

Biografia do Autor

Andreia Luiza Dias, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestranda do Programa de Pós–graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Revisora Linguistica da Editora Unitins. 

Débora Maria dos Santos Castro Silva, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Doutora em Letras: ensino de língua e literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPE). Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

 

Fábio Fernandes Neres, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Graduado em Licenciatura em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

Referências

DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico-científico e filosófico-político. Série Idéias Nº8. São Paulo: FDE, p.161-172, 1998.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo : Atlas, 2010. 184 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 15. Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2016. 277 p.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova: Um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 2° edição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.

SANT’ANNA, I. M. Por que avaliar? como avaliar? Critérios e instrumentos. 14º edição. Petrópolis: Vozes, 2014.

UHMANN, R. I. M. Processo formativo de professores articulado como movimento de reconstrução de concepções e práticas de avaliação no ensino. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências), UNIJUI, Ijuí, 2015.

Publicado
2022-06-06