EDUCAÇÃO FORMAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NO PÓS-PANDEMIA

Palavras-chave: Educação. Pandemia. Oportunidades. Desafios. Universidades.

Resumo

A educação sempre é alvo de reflexões, nos níveis formal e informal. A pandemia da Covid-19, decretada em março de 2020, fez emergir uma crise sistêmica sem precedentes no planeta e gerou um cenário de muitas incertezas. Crises, em si, trazem oportunidades e desafios para os atores envolvidos em quaisquer processos. No contexto do ambiente formal das universidades, os impactos do cenário antes e pós-pandemia e da expansão da Covid-19 foram observadores de forma ampla, consolidando a perspectiva da reinvenção. Nesta pesquisa, são usados os métodos da revisão de literatura e da observação participante para uma discussão crítica sobre o cenário, na busca da apresentação de caminhos de adaptação das universidades brasileiras para o porvir, a partir de 2023. Como conclusões, identificam-se as universidades brasileiras como espaços de vanguarda, no contexto da educação formal e a visão mais abrangente do professor como alguém que protagoniza o processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Rodolfo Silva Marques, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutor em Ciência Política (pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS). Mestre em Ciência Política (pela Universidade Federal do Pará/UFPA). Graduado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo (pela Universidade da Amazônia/UNAMA). Atualmente é professor na Universidade da Amazônia (UNAMA) e na Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7865990074375419. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5855-0393

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Publicado
2023-04-04