A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NEGOCIADA COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA À COMUNIDADE ESCOLAR: UM OLHAR REFLEXIVO DO NAI-FEUSP
Resumo
Este trabalho visa contribuir com as atuais discussões acadêmicas no que diz respeito ao campo da avaliação educacional, evidenciando as especificidades da avaliação institucional negociada com a comunidade escolar. Este texto é um desdobramento da produção do documentário “Avaliar com Todos Para Mudar a Escola” e tem como objetivo divulgar uma perspectiva crítica referente à temática da avaliação educacional por meio de entrevistas realizadas com as coordenadoras do Núcleo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (NAI-FEUSP). Os relatos foram gravados e passaram pelos processos de transcrição, textualização, transcriação e validação textual pelas entrevistadas, conforme metodologia da História Oral (MEIHY, 1993; 1996). Conclui-se que este trabalho oferece uma reflexão sobre a referida temática valorizando a trajetória de investigação do NAI-FEUSP ao difundir o discurso deste coletivo e mostrando que é possível uma educação que valorize a construção de identidades das escolas públicas, o que propicia um ensino-aprendizagem mais humanitário a partir de ações que promovam a luta pela autonomia escolar e pela qualidade social da educação.
Referências
CHIOZZINI, Daniel F. Os ginásios vocacionais: a (des) construção da história de uma experiência educacional transformadora (1961-1969). 2003. 124 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
CHIOZZINI, Daniel F. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos Ginásios Vocacionais (1961-69). 2010. 341 f. Tese (Doutorado)-UNICAMP, Campinas, 2010.
MEIHY, José C. S. B. História e memória ou simplesmente história oral? In: Anais do Encontro de História e Documentação Oral. 5-11, UnB, Brasília, 1993.
MEIHY, José C. S. B. Manual de História Oral. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
OCDE. Regards sur l’éducation - Les indicateurs de l’OCDE, Paris, 1997.
SÉLYS, Gérard de. L’école, grand marché du XXIe siècle. Le Monde diplomatique, juin, 1998. Disponível em: <https://goo.gl/A2ttY6>. Acesso em: 29 jan. 2022.
TAMBERLINI, Angela R. M. de B. Os ginásios vocacionais: a dimensão política de um projeto pedagógico transformador. São Paulo: Editora Annablume, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).