A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NEGOCIADA COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA À COMUNIDADE ESCOLAR: UM OLHAR REFLEXIVO DO NAI-FEUSP

Palavras-chave: Sonia Maria Portella Kruppa. Lisete Regina Gomes Arelaro. Avaliação Educacional. Autoavaliação.

Resumo

Este trabalho visa contribuir com as atuais discussões acadêmicas no que diz respeito ao campo da avaliação educacional, evidenciando as especificidades da avaliação institucional negociada com a comunidade escolar. Este texto é um desdobramento da produção do documentário “Avaliar com Todos Para Mudar a Escola” e tem como objetivo divulgar uma perspectiva crítica referente à temática da avaliação educacional por meio de entrevistas realizadas com as coordenadoras do Núcleo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (NAI-FEUSP). Os relatos foram gravados e passaram pelos processos de transcrição, textualização, transcriação e validação textual pelas entrevistadas, conforme metodologia da História Oral (MEIHY, 1993; 1996). Conclui-se que este trabalho oferece uma reflexão sobre a referida temática valorizando a trajetória de investigação do NAI-FEUSP ao difundir o discurso deste coletivo e mostrando que é possível uma educação que valorize a construção de identidades das escolas públicas, o que propicia um ensino-aprendizagem mais humanitário a partir de ações que promovam a luta pela autonomia escolar e pela qualidade social da educação.

Biografia do Autor

Fabíola Alice dos Anjos Durães, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). 

Cleberson Henrique de Moura, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).  Atualmente trabalha na Seção Técnica de Apoio Institucional, Projetos e Informática do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP)

Referências

CHIOZZINI, Daniel F. Os ginásios vocacionais: a (des) construção da história de uma experiência educacional transformadora (1961-1969). 2003. 124 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

CHIOZZINI, Daniel F. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos Ginásios Vocacionais (1961-69). 2010. 341 f. Tese (Doutorado)-UNICAMP, Campinas, 2010.

MEIHY, José C. S. B. História e memória ou simplesmente história oral? In: Anais do Encontro de História e Documentação Oral. 5-11, UnB, Brasília, 1993.

MEIHY, José C. S. B. Manual de História Oral. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

OCDE. Regards sur l’éducation - Les indicateurs de l’OCDE, Paris, 1997.

SÉLYS, Gérard de. L’école, grand marché du XXIe siècle. Le Monde diplomatique, juin, 1998. Disponível em: <https://goo.gl/A2ttY6>. Acesso em: 29 jan. 2022.

TAMBERLINI, Angela R. M. de B. Os ginásios vocacionais: a dimensão política de um projeto pedagógico transformador. São Paulo: Editora Annablume, 2001.

Publicado
2022-06-06