A ATUAÇÃO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO AMBIENTE ESCOLAR À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO

Palavras-chave: Princípios-guias. Educação. Orientação Educacional.

Resumo

Em tempos de pandemia provocada pelo vírus da covid-19, o qual trouxe várias turbulências e incertezas em todos os aspectos da vida humana são eles: sociais, econômicos, políticos e educacionais. Este artigo teve como objetivo compreender a atuação do Pedagogo na Função de Orientador Educacional em tempos de pandemia no ambiente escolar. Metodologicamente trata de uma pesquisa bibliográfica que levantou na literatura impressa, portais de periódicos, legislação Educacional, referente ao papel e atribuição do Orientador Educacional no contexto educacional. Resulta na necessidade de se validar a importância deste profissional no trabalho direcionado as questões socio emocionais direcionadas aos alunos, professores, equipe gestora e administrativa, pais. Especialmente neste momento pandêmico em que o retorno à convivência em sala de aula ainda acontece pautada no distanciamento social. Conclui que o Orientador Educacional, desenvolver um trabalho essencial para formação humana integral ao direcionar o seu fazer pedagógico numa perspectiva do pensamento complexo, que compreender o ser humano na sua multidimensionalidade.

Biografia do Autor

Ana Maria Freitas Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia (Unitins) Campus Tocantinópolis; Especialista em Orientação. Educacional, Docência do Ensino Superior e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Instituição: Universidade Estadual do Tocantins – Unitins-Campus Araguatins.

Osmalina Freitas Dias, Unidade Escolar Jacob Demes (UEJD)

Graduada em Letras-Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Campus Floriano; Especialista em linguística com habilitação em docência do Ensino Superior. (UESPI). Instituição: Unidade Escolar Jacob Demes (UEJD).

Maria da Paz Coelho de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia (UEMA); Especialista em Administração e Supervisão Escolar. Instituição. Faculdade Integrada de Amparo-(FIA). Instituição: Universidade Estadual do Tocantins – Unitins-Campus Araguatins.

Ana Irene Carneiro Borges Lucena, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduada em Pedagogia Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Especialista em Gestão Escolar Integrada com Habilitação em Inspeção, administração e Orientação. Instituição: Universidade Estadual do Tocantins – Unitins/Campus Araguatins-TO. 

Referências

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Publicado
2023-04-04