OS DESAFIOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NO ESTADO DO AMAZONAS

Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Integral. Prática Pedagógica. Amazonas.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, com suporte da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), efetivada por meio de encontros individuais on-line, via Google Meet, realizados no período de 01 a 09 de junho de 2021,  nos quais sete professores que atuam no ensino médio da escola em pauta responderam a uma entrevista semiestruturada e gravada. Os dados obtidos foram organizados na Categoria de Análise criada a priori, a saber: Desafios para a concretização dos conteúdos da formação na prática pedagógica dos professores. Os resultados evidenciam que os desafios que dificultam a materialização dos conteúdos na prática pedagógica dizem respeito à falta de preparo dos professores para atuar nas plataformas digitais das aulas on-line, às condições financeiras dos alunos, dificultando o acesso às aulas, à infraestrutura física da escola, à falta de materiais didáticos e pedagógicos e ao problema de professores que não são fixos.

Palavras-Chave: Formação Continuada; Educação Integral; Prática Pedagógica; Amazonas.

Biografia do Autor

Lenilda Molina Guerreiro Reis, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Educação (UNIR), Graduada em História (UNICESUMAR) e Pedagogia (UFAM).

Rosângela de Fátima Cavalcante França , Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora do Departamento de Ciências da Educação (DECED) e no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu, Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), líder do grupo de pesquisa PRAXIS UNIR, Porto Velho - RO, Brasil.

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Publicado
2023-04-04