DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS DESAFIOS DO CENÁRIO DE TRANSIÇÃO PARA UM ENSINO HÍBRIDO NAS ENGENHARIAS

Palavras-chave: Pesquisa-ensino. Engenharia de Produção. Educação em Engenharia. Dispositivo Educacional. Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a proposição e análise de uma série de práticas de pesquisa-ensino em torno de um dispositivo educacional que integra tecnologias digitais e os desafios do cenário de transição para um ensino híbrido nas engenharias. Do ponto de vista metodológico, foi constituído um dispositivo de ensino e pesquisa a partir do qual realizaram-se algumas experiências de aplicação de metodologias para aprendizagem ativa e crítica no contexto do ensino de Engenharia de Produção. São apresentadas algumas atividades desenvolvidas no âmbito de um grupo de pesquisas de uma Instituição de Ensino Superior, que congrega docentes e estudantes do ensino médio-técnico ao doutorado. A pesquisa-ação constatou que a configuração do estágio docente pode servir como importante dispositivo de pesquisa e intervenção no âmbito da Engenharia de Produção, entendendo que o ensino de engenharia, presencial, a distância, híbrido ou remoto, precisa ter foco nos seres humanos e suas relações sociais.

Biografia do Autor

Carolina Maia dos Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). Bacharel em Engenharia de Produção pelo Cefet/RJ e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Georgia de Souza Assumpção, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (Cefet/RJ). Licenciada em Informática, possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados e especialização na área de Redes Locais. Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Alexandre de Carvalho Castro, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado
2023-04-04