ENSINO “(TER)REMOTO”? REFLEXÕES A PARTIR DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO PERÍODO PANDÊMICO

Palavras-chave: Avaliação Educacional. COVID-19. Metodologias de ensino.

Resumo

O objetivo geral do relato consistiu em compreender os impactos da adesão ao ensino remoto no desempenho acadêmico de estudantes da Universidade Federal de São João del Rei- Campus Sete Lagoas. Para tal, utilizou-se de uma pesquisa quantitativa, mensurando o coeficiente de rendimento acadêmico e as taxas de evasão de 2.866 matrículas, entre os ingressantes de 2009 e 2021. Os resultados da investigação indicaram que a média do rendimento acadêmico aumentou, acompanhada de substanciais reduções nas taxas de evasão, durante o período da pandemia de COVID-19. Diferente da hipótese inicial, fundada na concepção de que esses indicadores iriam piorar, as discussões e conclusões indicam que apesar da importância de se compreender as desigualdades que atravessam o sistema educacional, algumas das práticas utilizadas no ensino remoto podem contribuir para se repensar as formas de ensino e avaliação adotadas no ambiente escolar universitário.

Biografia do Autor

Daniel Calbino Pinheiro, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010). É Professor do departamento de Agronomia da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil.

Geruza de Fátima Tomé Sabino, Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora em sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - Unesp (2008), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Unesp (2003). É Professora no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ANDRADE, A; TEIXEIRA, M. Áreas da política de assistência estudantil: relação com desempenho acadêmico, permanência e desenvolvimento psicossocial de universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v.22, n.2, p.512-528, 2017.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR – ANDIFES. V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais. Brasília, 2019.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010.
FILHO; R; ARAÚJO, R. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por escrito, v.8, n.1, p.35-48,2017.
GILIOLI, R. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, SiSU e desafios. Estudo técnico do Consultor Legislativo da Área XV- Educação, Cultura e Desporto. Brasília: Câmara dos Deputados, maio 2016.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2019. Brasília: INEP, 2021.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
OLIVEIRA, E. Abstenção do Enem 2020 é de 55,3%. G1 Educação, Janeiro, 2021.
PINHEIRO et al. Impactos das cotas no ensino superior: um balanço do desempenho dos cotistas nas universidades federais. Revista Brasileira de Educação, n.26, v.1, p.1-16, 2021.
Publicado
2023-04-04