A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO ESCOLAR NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PALMAS-TO

  • Francisco dos Santos Silva Faculdade ITOP
  • Lourdes Lúcia Goi Faculdade ITOP

Resumo

Investigou-se sobre a possível existência da concepção pedagógica crítica na prática educativa dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas da cidade de Palmas e como repercute no processo educativo. É importante o embasamento teórico crítico, podendo este estudo servir de instrumento de reflexão para futuros e atuais educadores. Apesar da maioria dos sujeitos pesquisados, professoras e coordenadoras pedagógicas, terem afirmado que seguem a tendência construtivista e a sócio interacionista, constatou-se que não assumem a concepção sócio crítica da educação. Esta abordagem se caracteriza como uma tendência voltada à prática e à reflexão que é vinculada à realidade sociocultural e econômica dos educandos, ligando ensino e ação transformadora da realidade o que não se evidenciou no contexto pesquisado. Poderão se tornar transmissores da ideologia dominante e colaborar para a formação de cidadãos, não sujeitos do processo de conhecimento, passivos, submissos e acríticos. 

Biografia do Autor

Francisco dos Santos Silva, Faculdade ITOP

Estudante do Curso de Pedagogia da Faculdade ITOP, Bolsista do Programa de Iniciação Científica - PROIC/ITOP.

Lourdes Lúcia Goi, Faculdade ITOP

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), pós graduação em Administração da Educação e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1995); Pós graduação em Medotodologia e Linguagens em EaD pela Unitins. Foi assessora educacional e professora no UNITINS.  Atualmente é professora e coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade ITOP em Palmas.

Publicado
2018-04-03
Seção
Artigos