SINESTESIA E EDUCAÇÃO: NOVAS FORMAS DE EXPERIMENTAR A APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Educação. Cultura Digital. Hipermídia. Percepção. Sinestesia.

Resumo

O presente artigo apresenta que o sistema escolar do Brasil, do século XXI, se fundamenta nas mesmas disposições de um modelo do século XVIII. Considerando tal atraso, o processo de ensino encontra-se distante da cultura digital, revelando um anacronismo. Esse distanciamento também é percebido pelo aluno, que está síncrono à cultura digital. Dessa perspectiva, propomos uma pedagogia fundamentada no par experiência e sentir (Bondía) e da hisperistesia e infocognição (Basbaum). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou um estudo de caso em uma escola privada da cidade de São Paulo, que contempla a perspectiva da experiência e sentido no aprendizado. Este estudo é resultado da disciplina Laboratório de Estudos de Casos de Ciências Cognitivas, do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital, da PUC/SP.

Biografia do Autor

Cristine Samária Gomes da Silva, Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)

Doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC/SP). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital. Graduada em Tecnologia e Mídias Digitais (PUC/SP). Formadora de professores (Tecnologias Digitais para Educação). Curadora e autora de projetos educacionais.

Tânia Filomena Knittel, Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)

Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP).  Especialista em Tecnologias Educacionais pela Anhembi Morumbi. Graduada em Sistema de Informação pela Universidade São Marcos. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Assunção. Professora e pesquisadora de novas tecnologias no Colégio Emilie de Villeneuve.

Thaís Helena Falcão Botelho, Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP)

Doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC/SP). Doutoranda Sanduíche - bolsa CAPES na Universidade Pompeu Fabra - Barcelona - Espanha. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC/SP). Especialista em Mídia, Cultura e Informação (USP-ECA-CELACC). Graduada em Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira e Língua e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela USP- FFLCH.Pedagoga.

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Publicado
2023-12-12