O ENSINO REMOTO, NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL, A PARTIR DA VISÃO DOS ESTUDANTES

Palavras-chave: Educação; Pandemia covid-19; Ensino remoto; Tecnologias de Informação.

Resumo

A presente análise visa a elucidar o olhar que os discentes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus São Vicente do Sul possuem em relação ao processo de ensino remoto adotado pela Instituição, a partir da portaria de suspensão das aulas presenciais, em virtude da pandemia do covid-19. Inicialmente, situa-se o leitor em relação à realidade do IFFar e contextualiza-se o grupo de estudantes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado, público alvo da pesquisa em virtude da estreita relação que possui com as tecnologias e os recursos digitais (TDICs). Em seguida, se apresenta a linha do tempo de ações adotadas pelo Instituto quanto às atividades de ensino. A fim de compreender a visão dos discentes, aplicou-se um questionário semi-estruturado que foi respondido e retornado através do aplicativo Google Formulários. A análise dos questionários e os resultados apontaram a linha de pensamento a ser discutida e a efetiva contribuição das TDICs neste processo de atividades remotas.

Biografia do Autor

Alecson Milton Almeida dos Santos, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutor em Educação (Universidade Americana – PY). Mestre em Educação (UNISC). Prof. do IFFar SVS.

Itagiane Jost, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFFar). Pedagoga do IFFar SVS.

Marlise Buchweitz, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Doutora em Estudos Interdisciplinares (UFPel). Mestra em Letras (UFRGS).

Rosimeire Simões de Lima, Instituto Federal Sul-riograndense (IFSUL)

Mestre em Educação (UFPel). Professora de Língua Portuguesa no IFSUL.

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Publicado
2023-04-04