DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL

Palavras-chave: Coronavírus. Ensino Remoto. Leitura. Letramento.

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho abordar a alfabetização dos anos iniciais em tempos de pandemia, discorrendo sobre sua importância e os desafios enfrentados pelos professores e alunos neste contexto. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se a plataforma do Google-Acadêmico, com o uso dos descritores "Alfabetização e letramento", "Ensino e aprendizagem da leitura", "Desafios da alfabetização em tempos de pandemia", em periódicos nacionais. Neste estudo foi possível relatar os principais desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores e pelos alunos que passaram a ser alfabetizados remotamente. Afinal, os professores conseguiram alfabetizar seus alunos em tempos de pandemia? A alfabetização no Brasil sempre foi um desafio, portanto a apresentação de dificuldades dos alunos e professores, podem orientar o desenvolvimento de políticas públicas, a fim de atenuar as desigualdades. Assim, é fundamental a formação continuada do professor, inclusive sobre a manipulação dos recursos digitais aplicados à alfabetização.

Biografia do Autor

Marilda Gonçalves da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Graduada em Matemática pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (FAFIDIA) e Física Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerias (IFNMG). Professora efetiva em Educação Básica lotada na Escola Municipal Professora Lourdes Maria de Araújo, Datas, Minas Gerais, Brasil.

Bruno Guilherme Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestre em Produção Vegetal pela (UFMG). Atualmente é doutorando em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Camilo Tavares Costa de Sousa, Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema)

Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), metrando em Estudos Jurídicos com ênfase em Direito Internacional pela MUST University (MUST) e graduado em Direito (FAI). É professor no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema).

Cassiane Gomes dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduada em Zootecnia (UFVJM); Mestre em Zootecnia (UFVJM). Atualmente é doutoranda em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

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Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos