PROPOSTA DE UM MODELO DE ENSINO DE COMPETÊNCIAS: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE ENGENHARIA

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Ensino de Competências. Ensino de Engenharia. Aprendizagem Baseada em Projetos. TPACK.

Resumo

Diante dos desafios apresentados pelo Ensino Remoto Emergencial, o presente estudo busca propor um modelo de Ensino de Competências aos estudantes de um curso de Engenharia. Utilizou-se como referência o modelo TPACK, integrando a Aprendizagem Baseada em Projetos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, à plataforma de videoconferência e à Simulação Computacional para abordar os conteúdos previstos. Trata-se de um Estudo de Caso, em que os resultados foram coletados por meio de um questionário de auto avaliação de competências e analisados utilizando técnicas estatísticas, como a estatística descritiva e o teste não paramétrico Wilcoxon. Foi possível observar uma melhora significativa após a aplicação do modelo de ensino proposto.

Biografia do Autor

Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestre em Engenharia de Produção (UFRGS), graduada em Engenharia de Produção (PUCRS). Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal do Pampa.

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Informática (UFRGS), mestre em Ciência da Computação (UFRGS), bacharel em Informática (PUCRS). É professora adjunta da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Renato Luís Valente de Boer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (UNISINOS). Graduado em Engenharia Mecânica (PUCRS). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referências

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Publicado
2023-04-04