SABERES E FAZERES DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO DE “INÉDITOS VIÁVEIS”
Resumo
Neste trabalho, busca-se compreender como professores da Educação Infantil de uma instituição pública vêm se apropriando da realidade pandêmica e, com base em seus saberes e fazeres docentes constituídos, vão combinando os elementos da realidade para criar novas práticas pedagógicas. A perspectiva de Vigotski (2009) sobre como acontecem os processos de imaginação e criação humana e o conceito de “inédito viável” de Paulo Freire (1981) fundamentam o estudo. Em permanente reflexão e diálogo sobre as condições da realidade, e resgatando referências nas histórias pessoais, profissionais e acadêmicas, os professores criaram, coletivamente, novas estratégias pedagógicas, reconfigurando os fazeres docentes. A dinâmica escolar se reinventa, diante de diferentes demandas, criando novos modos de comunicação e interação. Neste tempo de tanta incerteza e questionamento sobre o papel da escola, torna-se urgente repensar, reinventar os saberes e os fazeres pedagógicos, a profissionalidade docente em todos os segmentos da educação básica ao ensino superior.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 17 ed.1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura)
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma Pedagogia da Pergunta. Revisão técnica e tradução do texto Antonio Faundez; Heitor Ferreira da Costa. 8. ed. Rio e Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e História. Tradução de Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 6. reimpressão, 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004. 4. ed. (Coleção Questões da Nossa Época, v.77)
NÓVOA, Antônio. Formação de professores em tempo de pandemia. Webconferência Prof. Antônio Nóvoa. Instituto Iungo apresentado por Paulo Andrade [Santa Catarina, 23/06], 2020. 1 vídeo (1h 03min 25seg). Publicado pelo canal Instituto Iungo. Disponibilidade em ˂https://www.youtube.com/watch?v=ef3YQcbERiM˃ Acesso em: 28 jun. 2020.
SMOLKA, Ana Luiza B. A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, p. 166-193, jul. 2000.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico — livro para professores. Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka. Tradução: Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
XAVIER, Gelta T. (Org.) Curriculistas como dirigentes políticos: rupturas teórico-práticas com as prescrições oficiais para o currículo. Rio de Janeiro: Enelivros, 2007.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).