RELATO DE EXPERIÊNCIA DIANTE DO OLHAR DISCENTE: APRENDER NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavras-chave: Educação. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologia Digital.

Resumo

O presente texto trata de um relato de experiência baseado no olhar de alunos da 1ª série da rede pública do Novo Ensino Médio durante aulas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma escola do estado de Sergipe. Este estudo tem como principal objetivo refletir e analisar a perspectiva de quem ficou do outro lado da tela (por meio de celular, tablet ou computador), que vivenciou uma nova forma de aprender. A metodologia é de abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa empírica ancorada em um estudo de caso. Os resultados indicaram que embora problemas com a internet ocorressem o Ensino Remoto Emergencial proporcionou desenvolvimento de práticas educacionais permitindo à Educação exercer o seu papel fundamental na vida social de seus partícipes. Conclui-se que os alunos aprovaram as aulas remotas e demonstraram uma variedade de concepções perante este cenário que foi instalado durante o período de pandemia da Covid-19.

 

Biografia do Autor

Izabel Silva Souza D'Ambrosio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Novas Tecnologias pela Estácio de Sá. Atualmente é Professora da Educação Básica SEED/SE e professora da graduação Letras-Inglês do CESAD-UFS/ bolsista CAPES. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS). 

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Departamento de Educação - Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UFS). Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS).

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.
COAUTOR, 2017.
HODGES, Charles B et al. (2020, March 27). The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. https://tinyurl.com/rekxcrq. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1273059.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9ª ed. Campinas: São Paulo, 2012.
Painel TIC Covid-19. Pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Comitê Gestor da Internet no Brasil, São Paulo, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/DELL/Documents/BNCC%20e%20Curr%C3%ADculo%20de%20Sergipe/painel_tic_covid19_1edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em: 18 jul,2021
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª edição. 7ª reimpressão, 2020. Editora Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
WESTBROOK, Robert; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues (Org.). Coleção educadores MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2010.
WOODS, Peter; HAMMERSLEY, Martyn (Ed.). School experience: Explorations in the sociology of education. Routledge, 2017.
Publicado
2023-03-27
Seção
Relatos de Experiência