A RESOLUÇÃO CNE Nº 06/2018 EM DEBATE: IMPACTOS NAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Formação Inicial. Avaliação. Currículo.

Resumo

Os exames estandardizados têm se configurado como importantes forças no tensionamento da compreensão sobre sistemas de ensino, apontando os avanços e as dificuldades diagnosticadas nos metadados. Nesse processo, os metadados são responsáveis por subsidiar os agentes governamentais na elaboração de políticas públicas. Este texto tem por objetivo analisar a Resolução CNE nº 06/2018, que reformula as diretrizes para a formação de professores de educação física nas redes públicas e privadas, com especial atenção para a perspectiva avaliativa subjacente no documento e, ao mesmo tempo, apontar possíveis impactos. O método utilizado foi o crítico-documental (BLOCH, 2001) e assume-se como fontes a Resolução supracitada e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de educação física da Universidade Federal do Tocantins, além da revisão de literatura. Os dados evidenciam uma perspectiva formativa que fragiliza a formação docente e a compreensão do fazer avaliativo para os futuros professores. Também, dá visibilidade ao movimento de resistência à implementação da Resolução almejada pelo PPC analisado.

Biografia do Autor

Nayane Moia de Freitas, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciada Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

Diego Tarcísio Mattos de Sousa Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (UCESP).

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela Unoesc. Doutora e Mestre em Educação pela UFG. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professora dos Programas de Pós-graduação em Educação – PPGE/Mestrado e PGEDA/Doutorado na Amazônia/Educanorte.

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação Física pela Universidade do Espírito Santo (UFES).  Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT/PPGE).

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Publicado
2022-06-06