ENTREVISTA REMOTA EM PESQUISAS: POSSIBILIDADES E LIMITES DIANTE DO CENÁRIO INSTAURADO PELA PANDEMIA DO COVID-19
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o uso da entrevista remota diante do cenário da pandemia do COVID-19 e, assim, buscou refletir a vivência da prática pedagógica dos professores. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, tendo como participantes cinco professores da Educação Básica, sendo usado como instrumento de pesquisa a aplicação de uma entrevista on-line. Por sua vez, para análise das entrevistas, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo. Conforme os resultados, a entrevista mediada pelas tecnologias possibilitou uma maior aproximação, apesar da distância geográfica, mas também se percebeu uma certa indisponibilidade de tempo por alguns dos participantes em virtude da sobrecarga de trabalho por conta das adaptações ao ensino remoto, mas, mesmo assim, conclui-se ser uma alternativa viável dentro do contexto atual.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2012.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. A investigação qualitativa em educação. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.
CIPRIANO, Jonathan Alves; ALMEIDA; Leila Cristina da Conceição Santos. Educação em tempos de pandemia: análises e implicações na saúde mental do professor e aluno. In: CONEDU VII Congresso Nacional de Educação. Disponível em: https://editorarealize.com.br › conedu › 2020. Acesso em: 10 de set de 2021.
CHIZZOTTI, Antônio. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, año/vol.16, número 002. Universidade do Minho, Braga, Portugal, pp. 221-236. Disponível em: https://www.ufsm.br › app › uploads › sites › 2019/04. Acesso em: 03 de set de 2021
DESLANDES, S; COUTINHO, T. Pesquisa social em ambientes digitais em tempos de COVID-19: notas teórico-metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, 36, e00223120, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br › csp. Acesso em: 14 de set de 2021
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 17 de out de 2021.
HOHENDORFF, Jean Von; PATIAS, Naiana Dapieve Critérios de qualidade para artigos de pesquisa qualitativa. Psicologia em estudo, volume 24, e43536, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/BVGWD9hCCyJrSRKrsp6XfJm/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 17 de out de 2021.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MENDEZ, Gabriel de Pinna; MAHLER, Claudio Fernando; TAQUETTE, Stella Regina Investigação Qualitativa em período de distanciamento social: o desafio da realização de entrevistas remotas. New Trends in Qualitative Research, 9, 336–343. Disponível em: https://doi.org/10.36367/ntqr.9.2021.336-343entrevistas remotas. Acesso em: 05 de out de 2021.
NEVES, Miranilde Oliveira. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada de professores: subsídios ao exercício da docência. Disponível em: https://revistas.ufpi.br › fundamentos › article › view. Acesso em: 12 de set de 2021.
OLIVEIRA, Erik Cunha de ; SANTOS, Vera Maria dos. Adoecimento mental docente em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 4, p. 39193-3919.Disponível em: https://www.brazilianjournals.com › article › view. 000000. Acesso em: 06 de out de 2021.
PORTILHO, Evelise Maria Labatut; MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva. A tomada de consciência de professores em tempos de pandemia. In: O ser humano em tempos de COVID-19. Orgs. Maria Cecilia Amorim Pilla e Rudolf Von Sinner. PORTILHO, Evelise Maria Labatut; MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva.,e- book, p. 115-129, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net › publication › links. Acesso em: 29 de set de 2021
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; SAHEB, Daniele; MARTINS, Pura Lucia Oliver. Desafios na formação pedagógica do professor da educação básica. Revista Ensaios Pedagógicos, São Carlos, UFSCAR, 2019. Disponível em: http://www.ensaiospedagogicos.ufscar. br/index.php/ENP /article/view/159/182 Acesso em: 24 de out de 2021.
SCHMIDT, Beatriz; PALAZZI, Ambra; PICCININI, César Augusto. Entrevistas online: potencialidades e desafios para coleta de dados no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social - REFACS (online), v. 8, n. 4, out.-dez., 2020. Disponível em: em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/ index.php/refacs/ article/view/4877. Acesso em: 13 de out de 2021.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora Penso, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).