METODOLOGIAS ATIVAS: TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Teorias. Educação. Aprendizagem.

Resumo

O modo com que as pessoas aprendem e de como a escola constrói um caminho efetivo para aprendizagem, sempre foi objeto de muitas discussões. Isso porque os mecanismos, metodologias e o modo que se constrói para aprender são complexos e amplos. Isso exigiu de muitos estudiosos, intensas pesquisas para melhor compreender como as pessoas aprendem. Esses estudos resultaram em diversas teorias da aprendizagem. Elas fazem parte do universo escolar. Fala-se isso, porque os professores que promovem a construção da aprendizagem com seus alunos, através de diversas metodologias, devem encontrar caminhos diferentes e ajustáveis a cada demanda e necessidade deles. As metodologias ativas, que possibilitam ao professor o uso de diversos modos na promoção da construção do conhecimento, criam uma nova diretriz para a construção do saber. Elas são sempre pautadas em abordagens humanistas e cognitivas, muito afastadas das ações behavioristas, que infelizmente ainda estão presentes no processo educativo. Para buscar elucidar toda essa questão, adotou-se a metodologia bibliográfica e qualitativa. Os resultados encontrados no decorrer desse estudo, mostraram que é preciso que o professor rompa com teorias mecânicas e conservadoras para ter um objeto educacional pautadas no entendimento, na interação com o aluno e pautada, acima de tudo, na responsabilidade de construir o conhecimento de forma respeitosa e mútua com os alunos.

Biografia do Autor

Rosalvo Carvalho Neto, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Mestrando do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFTO).

Valcí Ferreira Victor, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor do Ensino Médio Básico Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT  (IFTO).

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFTO).

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (UNB). Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professor do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFTO).

Mary Lucia Gomes Silveira Senna, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (IFTO). 

Referências

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Publicado
2023-12-12