PANDEMIA E AUTORREFLEXÃO: EDUCAÇÃO E EMOÇÕES POLÍTICAS

Palavras-chave: Educação brasileira. Emoções políticas. Pandemia.

Resumo

Nossas reflexões neste artigo têm como objetivo apontar como as discussões sobre a educação brasileira contemporânea são fundamentais para pensarmos em uma educação democrática das emoções políticas que acentuem o papel das emotividades políticas, quer sejam elas positivas ou negativas. Ao experimentarmos essas emotividades que são constitutivas do corpo fisiológico, sociopolítico e cultural, implicamos o exercício da autorreflexão para que, ao fim e ao cabo, tenhamos a capacidade de deliberar, sob a égide do patriotismo como outra possibilidade de consciência de classe e consciência histórica.

Biografia do Autor

Edson Silva de Lima, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduado em História (pela UERJ), Mestre em História (pela UNIRIO) e Doutor em História (pela UNIRIO). Atualmente é pós-doutorando em História Social (pela UERJ/FFP/CAPES).

Lucas Peleias Gahiosk, Rede Municipal de Educação de Belford Roxo - Rio de Janeiro

Graduado em História (pela UFRJ), Mestre em História Social da Cultura (pela PUC-RIO). Atualmente é professor efetivo da rede municipal de educação de Belford Roxo - RJ.

Referências

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: O anjo da história. Trad. João Barrento. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2015.
ESTEVES, Lenita Rimoli; AUBERT, Francis Henrik. “Shakespeare in the bush” - história e tradução. Tradução e Comunicação - Revista Brasileira de Tradutores. Nº. 17, Ano 2008. p. 135-159.
MINNER, Horace. “Body ritual among the Nacirema” (O Ritual do Corpo entre os Sonacirema). In: “American Anthropologist, vol. 58 (1956), pp. 503-507. http://www.uff.br/ses/saudeesociedade/textos/sonacirema.doc
NASCIMENTO, Kelen Braga do; SEIXAS, Carlos Eduardo. O adoecimento do professor da Educação Básica no Brasil: apontamentos da última década de pesquisas. Revista Educação Pública, v. 20, nº 36, 22 de setembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/36/josepho-adoecimento-do-professor-da-educacao-basica-no-brasil-apontamentos-da-ultima-decada-de-pesquisas
NUSSBAUM, Martha C. Political emotions. Harvard University Press, 2013.
PLAMPER, J. History of Emotions. An Interview with William Reddy, Barbara Rosenwein and Peter Stearns. History and eory, 49, 2010. 237-265.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa I. Trad. Cláudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
SANTOS, Boaventura de Souza. A intensa pedagogia do vírus: as primeiras lições. In: A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.
SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2021, v. 19 [Acessado 9 Setembro 2021], e00309141. Disponível em: . Epub 19 Out 2020. ISSN 1981-7746. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00309.
WHITE, Hayden. The value of narrativity in the representation of reality. In: The content of the form. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1987.
Publicado
2025-02-18