A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Palavras-chave: Representação Social. Educação Física. Conhecimento. Ciência.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi conhecer e analisar a aplicação da Teoria das Representações Sociais enquanto referencial teórico para o desenvolvimento de pesquisas no campo científico da Educação Física brasileira. Para atingir esse objetivo um Estado do Conhecimento foi constituído a partir dos 12 principais periódicos da Educação Física brasileira. Os resultados revelaram a existência de 37 artigos publicados entre os anos de 2000 e 2020, Moscovici, Jodelet e Abric como as bases teóricas mais referenciadas, alunos da Educação Básica, professores de Educação Física, universitários e pós-graduandos como os sujeitos mais comuns nas pesquisas, e ainda que as entrevistas e os questionários correspondem aos instrumentos mais comumente empregados. A pesquisa mostra que a Educação Física tem aplicado a Teoria das Representações Sociais na qualidade referencial teórico e metodológico para avançar enquanto campo de conhecimento, mais especificamente no que se refere à sua prática científica nas perspectivas pedagógica e sociocultural.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, Bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da UNESA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

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Publicado
2022-09-06