O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA COM O CONTO O ROSTO, DE VALTER HUGO MÃE

Palavras-chave: Leitura Literária. Projeto de Leitura. Ensino Médio. Valter Hugo Mãe. Leitor Crítico.

Resumo

A leitura no Brasil, em especial a de textos literários, constitui, ainda hoje, no Brasil, um problema a ser superado. Apesar dos esforços, por meio de programas de leitura e de provimento de bibliotecas escolares, os avanços no número de leitores e de livros lidos são desoladores. Nesse sentido, discutir a formação e leitores é, sem dúvida, ainda imprescindível, tendo em vista que tal realidade resulta no baixo desempenho dos estudantes brasileiros nas avaliações no âmbito nacional e no internacional. Diante disso, este artigo discute a questão e a apresenta um roteiro de leitura do conto O rosto, de Valter Hugo Mãe, destinado ao Ensino Médio, com uma abordagem interacionista. Reveste-se, pois, de importância a questão metodológica que subjaz ao trabalho com leitura na escola, na medida em que toda atividade deve ser significativa para o aluno e concorrer para a entendimento e a apreciação do texto proposto.

Biografia do Autor

Marinês Andrea Kunz, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Letras e Linguística pela PUCRS. Professora e pesquisadora na Universidade da Paraíba (UFPB).

Ingrid Silveira da Teixeira, Universidade Feevale

Mestre em Letras pela Universidade Feevale em Novo Hamburgo/RS. Especialização Latu Senso em Ciências Penais pela LFG Polo Canoas/RS. Bacharel em Direito pela UniRitter Canoas/RS;  Licenciada Letras-Português e suas respectivas literaturas pela FATIPUC Canoas/RS. 

Referências

BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso. Leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.

CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ____. Vários escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 169-191.

FAILLA, Zoara. (Org.) Retratos: Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro. Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

KUNZ, Marinês A.; SOUZA, Márcia Regina S. de. Leitura e dialogismo: implicações para o ensino. Revista Língua & Literatura. Frederico Westphalen, v. 15, n. 25, p. 33-46, Dez. 2013. Disponibilidade em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056/1667 Acesso em: 05 jan. 2022.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora UNESP, 2018.

MÃE, Valter Hugo. Contos de cães e maus lobos. Ed.: Porto Editora.

PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SARAIVA, Juracy; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Publicado
2022-07-20