O TEMA “LAZER” NOS CURRÍCULOS DA UFRGS E UFSM: QUAL A RELAÇÃO COM O TRABALHO PEDAGÓGICO?
Resumo
Nas últimas décadas houve um expressivo aumento das produções no que tange aos Estudos do Lazer, porém em algumas vertentes ainda há lacunas de estudos, como o trabalho pedagógico ligado ao lazer, por exemplo. Logo, na presente pesquisa tivemos o objetivo de analisar as ementas dos Projetos Políticos Pedagógicas dos currículos de Educação Física (Licenciatura e bacharelado) de duas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul, sendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo que esta última foi a primeira universidade federal do Brasil, não localizada em uma capital, a ofertar o curso de educação física. Após a análise das disciplinas e ementas nos Projetos Políticos Pedagógico destas duas instituições, foi possível compreender que há um distanciamento entre teoria e prática e uma aparente desarticulação entre as disciplinas, isto é, uma fragmentação da formação ofertada junto ao curso de educação física nestas duas modalidades. Por fim, compreendeu-se uma dificuldade de assimilação do conceito de lazer e qual a diferença da sua articulação/concepção do trabalho pedagógico na prática de licenciados e bacharéis em educação física.
Referências
DUTRA, G. O embate do MEEF em defesa da licenciatura ampliada: Unificar para avançar. - in: Caderno de debates ExNEEF, Volume XII, 2010.
ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. 1880 Disponível em:
FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico na escola: sujeitos, conhecimento e tempos. Curitiba: Editora CRV, 2017.
FERREIRA, L. S. Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. In: Educação e Realidade, Porto Alegre , v. 43, n. 2, p. 591-608, abril/junho, 2018.
FUENTES, R. Dimensões do trabalho pedagógico nos cursos superiores de tecnologia da UFSM: uma análise dialética - Tese apresentada ao Curso de Doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2017.
FUCHS, M. M. As políticas públicas educacionais e a formação de professores em educação física do CEFD/UFSM. Monografia de conclusão de curso em educação física escolar. Programa de Pós-Graduação em Educação Física, UFSM, 2014.
GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. – Chapecó: Argos, 2007.
KOPNIN, V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro-RJ, Editora Civilização Brasileira S.A., 1978.
KOSIK, K. Dialética do concreto; tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio, 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.
KUENZER, A. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. (Org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.
MARIN, E. C. Currículo e formação do profissional do lazer. - Revista Brasileira de Ciência do Esporte - v.23, n.1, p.123-130, set. 2001.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política: Livro terceiro: o processo global de produção capitalista, volume VI. - 26. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
NASCIMENTO, D. E. do; ABRÃO, R. K.; QUARESMA, F. R. P.; SOARES, K. C. P. C.; TAVARES, A. L. Formação, Lazer e Currículo: Os Cursos de Educação Física do Tocantins. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 342–361, 2020. DOI: 10.35699/2447-6218.2020.24044. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/24044. Acesso em: 6 dez. 2021.
OLIVEIRA SANTANA, M. D.; MACHADO SILVA, A. P.; CARVALHO DE ARAÚJO, B.; ABRÃO FERREIRA, R. K. Conhecimentos e práticas de lazer: uma perspectiva de trabalho e saúde. Linhas Críticas, [S. l.], v. 27, p. e35146, 2021. DOI: 10.26512/lc.v27.2021.35146. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35146. Acesso em: 6 dez. 2021
PEIXOTO, E. M. M. Estudos do lazer no Brasil: apropriação da obra de Marx. - Campinas, SP. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.
SOUZA, M. da S.; COUTO, M L.; MARIN, E. C. A relação entre as ciências sociais e as ciências naturais na formação em educação física do CEFD/UFSM. - Pensar a prática, [S.1], v.17, n.1, mar. 2014
TAFFAREL, C. N. Z. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. [Livro eletrônico]. -- 1.ed. -- São Paulo: Cortez, 2013.
TROTSKY, L. Uma oposição pequeno-burguesa no Socialist Worker Party. 1939. Disponível em:
UFRGS. Projeto pedagógico do curso de educação física licenciatura e bacharelado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em:
UFSM. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em educação física. Universidade Federal de Santa Maria, 2005. Disponível em:
UFSM. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em educação física. Universidade Federal de Santa Maria, 2006. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).