DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Pandemia. Educação Física. Desafios. Perspectivas. Revisão Integrativa.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dialogar sobre os desafios, dilemas e perspectivas relatados pelos professores de Educação Física escolar após a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus. Tal debate se justifica pela excepcionalidade do momento atual, com impactos diretos em vários segmentos da sociedade, onde se fazem necessárias novas investigações acerca da problemática, no intuito de consubstanciar a base de dados existente para eventos futuros. Para tanto, optou-se pela revisão integrativa, a fim de explanar as principiais produções acadêmicas pertinentes e correlatas à temática pretendida, publicadas ao longo desse período atípico. Findo o estudo, evidenciou-se que diferentes temas têm sido propostos, porém, com o predomínio de conhecimentos sobre as implicações biológicas do exercício físico, mesmo em estudos que adotam a perspectiva da promoção da saúde, evidenciando a polissemia do termo. Constata-se, assim, a necessidade de ampliar o debate sobre o tema, buscando apoio no referencial da saúde coletiva e aproximando do contexto escolar, com o protagonismo de professores e professoras na produção de conhecimento.

Biografia do Autor

Suzy Chrystine Vasques Guedes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Atualmente cursa Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Referências

BRASIL. Lei Nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm . Acesso em: 12 jul. 2021.

BRODTMANN, D. “O que mantém as crianças e os jovens mais saudáveis?” Novas maneiras de entender a saúde e suas consequências na promoção e educação. In: KUNZ, E. (org.). Educação Física crítico-emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Unijuí, p.97-115, 2006.

CARVALHO, J. M. Práticas pedagógicas nas múltiplas redes educativas que atravessam os Currículos. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (org.). Temas de Pedagogia: diálogos entre Didática e Currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo-SP. editora Atlas, 2018.

MARCONI, M. D. A; LAKATOS, E. M. M. Metodologia Cientifica. 8 Edição. São Paulo-SP. Editora Atlas, 2018.

MEDEIROS, H. V. A relativização dos direitos e garantias fundamentais frente às medidas de contenção da Covid-19. Conteúdo Jurídico, Brasilia-DF: 09 fev 2021. Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/artigos/55207/a-relativizao-dos-direitos-e-garantias-fundamentais-frente-s-medidas-de-conteno-da-covid-19 . Acesso em: 29 jun. 2021.

MEDINA, M. G.; et al. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer? Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00149720, 2020. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csp/2020.v36n8/e00149720/pt/ . Acesso em: 22 jun. 2021.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013

MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul/set 1993.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Plano de ação mundial sobre atividade física e saúde para 2018 a 2030: pessoas mais ativas para um mundo mais saudável. Genebra: OMS, 2018.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO – PUC/SP. SUSTENTABILIDADE: Desafio 9 – SAÚDE. Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Economia FEA/PUC-SP. 2020.

PRESS. Peer Review of Electronic Search Strategies: 2015 Guideline Explanation and Elaboration (PRESS E&E). Ottawa: CADTH, 2016.

REIS, V. M. C. P.; MOURA, W. L.; CUNHA, A.A.C.; CONCEIÇÃO, M. F. A prática esportiva nas aulas de Educação Física no contexto do ensino a distância e percepção dos professores universitários diante das aulas remotas em tempos da pandemia da COVID-19. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 20–27, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3154 . Acesso em: 27 jun. 2021.

SILVA, D. S.; et al. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7177/6592 . Acesso em: 15 jul. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE – SBMEE. Informe da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) sobre exercício físico e o coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://www.medicinadoesporte.org.br/wp-content/uploads/2020/03/sbmee_covid19_final.pdf . Acesso em: 22 jul. 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - SBP. Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. Nota de Alerta: Pais e filhos em confinamento durante a pandemia de COVID-19. Rio de Janeiro: SBP, março de 2020.

SOUSA JÚNIOR, J. H. Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, v. 13, n. 2 COVID-19, p. 331, 2020.

SOUZA, M. T; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010.

SUTTON, A. et al. Meeting the review family: exploring review types and associated information retrieval requirements. Health Information & Libraries Journal, v. 36, n. 3, p. 202–222, set 2019.

TAFFAREL, C. Z. Sobre o Sistema de Complexos Homem-Esporte-Saúde: reflexões a partir de contribuições da Alemanha. In: MATIELLO JÚNIOR, Edgard; CAPELA, Paulo; BREILH, Jaime (Org.). Ensaios alternativos latino-americanos de educação física, esportes e saúde. Florianópolis: Copiart, 2010, p. 159-183.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. United Nations Children’s Fund. International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies. Guidance for COVID-19 prevention and control in schools, 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/key-messages-and-actions-for-covid-19-prevention-and-control-in-schools-march-2020.pdf?sfvrsn=baf81d52_4&gclid=CjwKCAjwlZf3BRABEiwA8Q0qq2kPcMho_%20Csm9asl1TM_ITCR2y3EdnX6qYUGRKcF1lqpMa-zi59jgxoC3ggQAvD_BwE . Acesso em: 12 junho 2021.

YAMAGUCHI, H. K. L.; YAMAGUCHI, K.K. L. Desafios e avanços educacionais do ensino remoto - aulas não presenciais: um panorama dos desafios da educação tecnológica em tempo de pandemia do COVID-19 no interior do Amazonas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.6, Edição Especial Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e146120, 2020.
Publicado
2023-04-04