A TEMÁTICA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS
Resumo
Neste artigo, analisa-se o tratamento dado à variação linguística no componente curricular de Língua Portuguesa, dos anos iniciais do Ensino Fundamental na BNCC e no Documento Curricular do Tocantins (DCT), assim como nas orientações dadas aos professores quanto ao desenvolvimento desse tema em sala de aula. O trabalho é documental, situado na Sociolinguística Educacional, e os dados foram gerados da análise dos documentos, orientada pelas unidades de registro das expressões: variação linguística, variedades linguísticas e preconceito linguístico. Os resultados apontam que, apesar dos avanços quanto à inserção do tema nas habilidades e nos objetos de conhecimento, ainda prevalece a superficialidade no tratamento dos conceitos, sendo preciso um trabalho baseado em situações reais e concretas de uso da linguagem. Assim, espera-se que a variação linguística seja apresentada nos documentos com maior ênfase e amplitude para que as variedades linguísticas sejam valorizadas, rejeitando-se o preconceito linguístico.
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