A FORMA DE AVALIAR E A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

Palavras-chave: Avaliação. Professor. Aluno. Aprendizagem. Processo.

Resumo

Este artigo apresenta o tema Avaliação Educacional, seus problemas e possíveis apontamentos de solução, de forma que favoreça ao aluno o seu crescimento e progressão e consequentemente a promoção do sucesso escolar, a partir de leituras e considerações acerca de algumas obras sobre Avaliação. Abordará a importância da avaliação, a responsabilidade do professor diante dela. Busca incitar a reflexão sobre a prática da avaliação em sala de aula, onde se espera buscar uma forma de avaliação criteriosa, fazendo professor repensar sua prática. O professor revisa sua prática e assim reconstrói o seu fazer pedagógico, propiciando ao aluno na busca de uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Neila Barbosa Osório , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP de Marilia/SP).  Docente do Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT).  Membro do Programa de Pós Graduação em Educação na Amazônia/PGEDA na linha Saberes, Linguagem e Educação. Autora do Programa Universidade da Maturidade (UMA). Pesquisa atualmente as Políticas Sociais do Envelhecimento na Amazônia Legal, Direito do Idoso e as Políticas Públicas Intergeracionais. 

Quenidi Tadeu Bonatti , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando do Curso de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente colaborador da Universidade da Maturidade (UMA). Professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Tocantins. 

Sônia Terezinha Baccin Bonatti , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal - SP. Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Lettras de Palmas (FAFI/PR). Professora da Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins. 

Vânia Maria de Araújo Passos , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Avaliação Educacional pela UnB. Especialista em Administração Educacional pela UnB/UNITINS. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Filosofia e Letras de Araguari, MG.  Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocnatins/Campus de Miracema. Professora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação uft/Campus de Palmas. Pró-reitora de Graduação da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2022-03-11