A FORMA DE AVALIAR E A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR
Resumo
Este artigo apresenta o tema Avaliação Educacional, seus problemas e possíveis apontamentos de solução, de forma que favoreça ao aluno o seu crescimento e progressão e consequentemente a promoção do sucesso escolar, a partir de leituras e considerações acerca de algumas obras sobre Avaliação. Abordará a importância da avaliação, a responsabilidade do professor diante dela. Busca incitar a reflexão sobre a prática da avaliação em sala de aula, onde se espera buscar uma forma de avaliação criteriosa, fazendo professor repensar sua prática. O professor revisa sua prática e assim reconstrói o seu fazer pedagógico, propiciando ao aluno na busca de uma educação de qualidade.
Referências
AMORIM, A.; SOUZA, S. M. Z. L. Avaliação institucional da universidade brasileira, Estudos em Avaliação Educacional. FCC, São Paulo, n.10, 1994.
ANGELO, T. A.; CROSS, K. P. Classroom assessment techniques: a handbook for college teachers. (2nd. ed.). San Francisco, Jossey Bass, 1993.
BLOOM, B.; HASTINGS, J. T.; MADAUS, G.F. (1975). Manual de Avaliação Formativa e Somativa do Aprendizado Escolar. Trad. Lílian Rochlitz Quintão. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Bzuneck, J.A. A motivação do aluno: Aspectos introdutórios. In: E. Boruchovitch; J.A. Bzuneck. (Orgs.). A Motivação do Aluno. Contribuições da Psicologia Contemporânea. (p.9-36). Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 4ª edição, 2009.
BZUNECK, J. A. As crenças de autoeficácia dos professores. In: F.F. Sisto, G. de Oliveira, & L. D. T. Fini (Orgs.). Leituras de psicologia para formação de professores. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
DALBEN, A. I. L. F. Avaliação escolar: um processo de reflexão da prática docente e da formação do professor no trabalho. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, 1998.
DEPRESBITERIS, Lea, TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso... Instrumentos e Técnicas de avaliação da Aprendizagem. São Paulo: SENAC, 1981.
FREITAS, L. C. de. et al. Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. Rio de Janeiro, Vozes, 2009.
HOFFMAN, Jussara Avaliação Mediadora. Uma prática da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação. 2005
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, Cortez, 2000.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, 1990. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por. pdfAcesso em 14dez.2015
__________Verificação ou Avaliação: O que pratica a escola? Ideias. N8, São Paulo, FDE, 1998. p.133 -140.
VILLAS BOAS, B.M. DE F. Compreendendo a avaliação formativa. In. VILLAS BOAS, B.M. de F. (Org.) Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP, Papirus, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).