INTERNET DAS COISAS E EDUCAÇÃO

  • Grace Cunha Universidade Santo Amaro
  • Marcos Júlio Sergl Universidade Santo Amaro

Resumo

Este artigo aborda o avanço tecnológico com uma perspectiva voltada para a educação. Ao se pensar na evolução midiática, nos deparamos com a Internet das Coisas, que já atinge o cotidiano quase que despercebidamente. Mais do que transformar o modo como nos relacionamos, altera-se a forma como utilizamos objetos comuns. Com isso, cada vez mais somos impactados com um alto volume de informações, muitas vezes sem conseguirmos absorvê-las de forma consciente e organizada, o que pode ocasionar a fragmentação do saber, já que o homem deixa de olhar e refletir por diferentes ângulos, gerando consequentemente conflitos sociais. Atentos a este panorama, objetivamos investigar se a interdisciplinaridade na educação propicia benefícios que fazem com que os indivíduos sejam capazes de articular, contextualizar e refletir diante deste contexto, meta a ser perseguida pelo Estado, fundamentados em teóricos que se dedicam à análise deste universo: CAMPOS (2015), CASTELLS (2003), DIAS (2016), LÉVY (2010), OLIVEIRA (2017), SANTAELLA (2013). Este estudo é pertinente, pois inclui temas que estão em constante transformação e afetam diretamente o comportamento da sociedade.

Biografia do Autor

Grace Cunha, Universidade Santo Amaro

Aluna do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Santo Amaro (UNISA/SP) e pós-graduada em Marketing Digital e em Gestão Estratégica do Ensino Superior. E-mail: gracecunha01@yahoo.com.br.

Marcos Júlio Sergl, Universidade Santo Amaro

Pós-Doutor em Comunicações e Doutor em Artes, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Bacharel em Composição e Regência, pela Universidade São Judas Tadeu, em Educação Artística, com habilitação em Música, e Piano, pelo Instituto Musical de São Paulo. Estudou regência com Roberto Schnorrenberg, Robert Shaw e Hugh Ross e participou de cursos de especialização na Áustria e na Espanha. Regente-assistente do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo. Regente dos Corais Cultura Inglesa de São Paulo e Senior Fapcom. Na Universidade de Santo Amaro e na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação inclui, também, a sua função de docente nas áreas de Radialismo e Pós-Graduação. Coordenador do Grupo de Estudos em Comunicação da Unisa. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos em Música e Mídia- MusiMid, vinculado à Universidade de São Paulo. Sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Musicologia. Presidente da Comissão Julgadora do Programa de Ação Cultural - PAC, relativo a Projetos na área de Música, da Secretaria de Estado da Cultura, Comendador pela Ordem Carlos Gomes e parecerista da FAPESP. Prêmio APCA como Regente Coral em 2013. Professor do Curso de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro.

Publicado
2018-07-04