ENSINO MÉDIO NO SEMI-ÁRIDO: ANÁLISE DO PERFIL DO ESTUDANTE EM ISOLAMENTO SOCIAL

Palavras-chave: COVID-19; Ensino Remoto; Gestão Escolar; Análise Fatorial; Perfil do Estudante.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de traçar perspectivas para a gestão escolar no pós-pandemia a partir das rotinas escolares remotas, na visão do aluno de ensino médio em uma realidade do semiárido nordestino. Para alcançar tal objetivo, foi aplicado um questionário a 163 alunos de ensino médio de duas escolas do semiárido cearense e duas escolas do semiárido potiguar, partindo do seguinte questionamento: como o isolamento social influenciou em sua rotina escolar nesta pandemia? Fazendo uso da análise fatorial, foi possível traçar três perfis de tendência de comportamento dos estudantes: os alunos suscetíveis ao retorno às aulas presenciais, os alunos suscetíveis a manterem-se em estudo remoto, e os alunos a serem sondados pela gestão, os quais constituem parâmetros importantes na tomada de decisão da gestão frente à perspectiva de um retorno presencial.

Biografia do Autor

Paulo Henrique das Chagas Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutorando em Ensino de Ciência e Matemática (pela UNICAMP), Mestre em Matemática (pela UFERSA) e graduado em Matemática (pela UERN). Atualmente é professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros.

Bruno Fontes de Sousa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutorando em Ensino de Ciência e Matemática (pela UNICAMP), Mestre e Bacharel em Matemática (pela UFCG). Atualmente é professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros.

José Wagner Cavalcanti Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Ensino de Ciência e Matemática (pela UNICAMP), Mestre em Física (pela UFCG) e Licenciado em Física (pela UEPB). Atualmente é professor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros.

Mônica Paula de Sousa Martins, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Matemática (pela UNICAMP), Mestra em Matemática (pela UFPB) e Licenciada em Matemática (pela UECE). Atualmente é professora na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros.

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Publicado
2023-04-04