O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DO ESTADO DO PARANÁ: A VISÃO DOCENTE SOBRE A DISCIPLINA

Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado. Licenciatura em Educação Física. Formação do Professor.

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é fundamental para a formação inicial do professor, do professor de Educação Física, sendo indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil acadêmico. Neste texto, consideram-se os pressupostos da legislação para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, Cursos de Licenciaturas, incluindo suas especificidades e a dimensão prática profissional que envolve o ECS. Descreve-se dois relatos de experiências, um profissional e outro acadêmico, sobre os principais aspectos dos encaminhamentos teóricos metodológicos da disciplina de ECS, nos Cursos de Licenciatura em Educação Física de duas universidades públicas do estado do Paraná, considerando a experiência de duas professoras do ensino superior. O ECS é delineado como momentos fundamentais de experiência, reflexão e análise das diferentes realidades educacionais, visando o enriquecimento dos acadêmicos-estagiários, que estarão envolvidos diretamente com a realidade educacional.

Biografia do Autor

Silvia Christina de Oliveira Madrid, Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR

Pós Doutora em Educação Física (UFSC). Doutora em Ciência da Atividade Física e do Esporte (UNILEON/ES). Mestre em Educação (UNIMEP/SP). Graduada em Licenciatura em Educação Física (UEPG/PR). Professora Associada da UEPG/PR (aposentada). Pesquisadora Sênior do PPGE da UEPG/PR. Líder do grupo de pesquisa GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores (UEPG/CNPq). 

Ilma Célia Ribeiro Honorato, UNIGUAIRACÁ/PR

Doutora em Educação (UEPG/PR). Mestre em Educação (UEPG/PR). Especialista em Jogos Cooperativos (UNIMONTE/SP). Especialista em Interdisciplinaridade (FAC. ESPÍRITAS/PR). Graduada em Educação Física (UNIOESTE/PR). Professora da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná. Professora do Departamento de Educação Física Licenciatura e Bacharelado (UNIGUAIRACÁ/PR). Pesquisadora do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação

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Publicado
2022-08-29