ESCOLAS CRIATIVAS: UM RECONHECIMENTO DOS POTENCIAIS HUMANOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS

Palavras-chave: Rede Internacional de Escolas Criativas. Criatividade. Adversidades.

Resumo

As Escolas Criativas surgiram em meio à crise que afeta diferentes instâncias da realidade local e mundial e motivadas pela necessidade de estimular nos estudantes a capacidade de enfrentamento das adversidades que se consolidam nesse processo. Nesse sentido, objetiva-se apresentar um recorte da pesquisa de pós-graduação stricto sensu referente as Redes Internacionais de Escolas Criativas – RIEC e RIEC Brasil. Esse recorte foi construído a partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Os estudos apontam que a visão de criatividade que parte de um bem social comum apresentada pelas redes RIEC e RIEC Brasil assume uma posição de relevância nas práticas pedagógicas. Essa importância se destaca ainda mais quando possibilidades habituais não são suficientes para solucionar os problemas que afetam a realidade dos estudantes. Assim sendo, pode também favorecer uma educação com fins diferentes da reprodução exclusiva do conhecimento.

Biografia do Autor

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutoranda em Educação na Amazônia na UFT. Mestra em Educação pela UFT. Diretora do Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (RIEC). Membro da Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC). Membro do Grupo de Pesquisa em Criatividade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET). 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins  (UFT) e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas da UFT. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (RIEC).

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Publicado
2022-03-11