JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE LAZER E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Palavras-chave: Educação Física. Jogos Eletrônicos. Lazer

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo discorrer sobre a relevância dos jogos eletrônicos e a educação física entre o lazer as suas possibilidades pedagógicas das crianças inseridas no contexto escolar, bem como seus benefícios no desenvolvimento de aprendizado das crianças. A partir disso, tendo por base uma pesquisa do tipo bibliográfica, optou-se por utilizar das referências de utilizadas nas disciplinas de Recreação, Lazer e Meio Ambiente, Práticas Corporais de Aventura, Educação Física na Educação Infantil e Jogos e Brincadeiras, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Miracema. A escolha pelas bibliografias  destas disciplinas se deu pelo fato das mesmas apresentarem conteúdos relacionados as temáticas de jogo, jogos eletrônicos, infâncias e lazer, os quais são proposituras deste estudo. Logo, os jogos eletrônicos contribuem no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio da didática do professor.  Assim, os resultados alcançados mostram que dentre os vários tipos de jogos hoje existentes, os eletrônicos, de uma forma geral, ocupam espaço privilegiado na preferência dos alunos e se tornam uma ferramenta potente para o processo de ensinagem na educação física escolar.

Biografia do Autor

Ruhena Kelber Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutor em Políticas Públicas (UMC). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lecionando na graduação em Educação Física e Psicologia, na residência multiprofissional em Saúde Mental, Família e Comunidade, Saúde Coletiva. Professor Permanente junto ao mestrado profissional em Educação Física e no Doutorado em Educação na Amazônia. Bolsista em Produtividade e Pesquisa (FAPT). Assessor Técnico junto a rede TOPAMA (Ministério da Saúde e UFT). Presidente da Editora Universitária da UFT (EDUFT).

Lucas Coelho dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Educação Física.  UFT. Especialista em Medicina dos Esporte.

Alderise Pereira da Silva Quixabeira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Ensino em Ciências e Saúde Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Educação Física (UFT). 

Ana Gabriella Coelho Muniz, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

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Publicado
2022-08-29