EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E ENVELHECIMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS COM FOCO NO ESTADO DO TOCANTINS

Palavras-chave: Educação Intergeracional. Envelhecimento. Amazônia Legal.

Resumo

O presente estudo objetiva analisar as discussões científicas dos últimos cinco anos (2016 a 2021) que tratam da educação intergeracional na Amazônia Legal, com foco no Estado do Tocantins, através de uma revisão integrativa de literatura. Para tanto, procedeu-se uma busca de produções científicas sobre a temática, publicadas no recorte temporal escolhido, utilizando-se os descritores (não booleanos): “Educação intergeracional”; “educação intergeracional e envelhecimento”; “educação intergeracional e envelhecimento no Tocantins”. Após aplicarem-se critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas seis (6) produções científicas, onde então se procedeu a análise crítica dos temas abordados. Em concluso, dado o baixo número de produções mapeadas, demonstram uma lacuna científica a qual necessita ser aprofundada, diante da riqueza que o tema suscita. Ademais, concluiu-se que a UMA-UFT, que emerge como uma referência em produção científica, bem como um espaço educativo de relevância em educação intergeracional na região da Amazônia Legal. 

 

Biografia do Autor

Miliana Augusta Pereira Sampaio, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Doutorado em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia  (EDUCANORTE / UFT). Mestra em Educação (UFT). Especialista em Psicomotricidade. Especialista em Ludopedagogia.  Especialista em Neuropsicopedagogia. Especialista em  Educação Especial Inclusiva. Especialista em Neuropsicopedagogia Clinica. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Graduada em Pedagogia. Professora na Universidade Estadual do Tocantins.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doc. (UEPA). Doutor em Educação (UFBA). Mestre em Educação Brasileira (UFG). Docente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT). Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia (UFT).

Neila Barbosa Osório , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutorado em Educação (UEPA/PA). Doutora em Ciência do Movimento Humano (UFSM/RS).  Mestre em Educação (UNESP/SP).  Graduada em Serviço Social (UCDB/MS). Embaixadora da Paz-Internacional Fórum For a Literature and Culture Of Peace (FLAC Word). Professora Titular na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT). Membra do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA).

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Publicado
2023-11-09