UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA TRABALHAR COM O DICIONÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Palavras-chave: Léxico. Prática de Linguagem. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir a ampliação do uso do dicionário em sala de aula como um instrumento didático bastante significativo especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Imperatriz-MA, tendo como ponto de partida o estudo do léxico sob o viés do texto. Discute-se o percurso histórico da Lexicografia, no Brasil, desde o período colonial até a contemporaneidade ressaltando a relevância da escolha de um dicionário sempre vinculado ao processo de ensino aprendizagem adequado às necessidades dos alunos jovens e adultos em diferentes contextos de prática de linguagem. O aporte teórico foi embasado em Biderman (1998), Irandé (2012), Krieger (2004) e Isquerdo (2007). A pesquisa é qualitativa, com aplicação de atividades por meio da Plataforma on line Geduc. A partir desse pressuposto, propôs-se uma atividade didática lexicográfica, a produção de um glossário, tendo como base a leitura do texto Antigamente, de Carlos Drummond de Andrade. Os resultados revelam que o dicionário é pouco utilizado em sala de aula, e faz se necessário, o uso desse importante recurso nas aulas de Língua Portuguesa, para que, o educando possa desenvolver as competências linguísticas e textuais. Desse modo, o referido estudo foi relevante para a ampliação do repertório lexical dos educandos na modalidade EJA, com ênfase no ensino aprendizado de língua materna.

Biografia do Autor

Edna da Silva Torres, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestranda em Letrtas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (Fted). Atualmente é professora da Rede Municipal de Imperatriz , estado do Maranhão. 

Maria Célia Dias de Castro, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Campus de Balsas). Professora do Programa de Pós-graduação (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Professora colaboradora PPGEC MINTER/DINTER UNIJUÍ e UNIBALSAS. Coordenadora projeto ATEMA, Apoio FAPEMA.

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Publicado
2022-04-08