“ELES SE AMAM DE QUALQUER MANEIRA”: A SEMANA ARCO-ÍRIS NO IFRN/CAMPUS MOSSORÓ
Resumo
O artigo aborda o protagonismo do Grêmio Estudantil “Valdemar dos Pássaros”, na idealização da I Semana Arco-Íris, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. O evento teve como objetivo trazer a temática de gênero e diversidade para debate, tendo em vista os índices alarmantes de LGBTQI+fobia no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uso de entrevistas abertas com organizadores/as do evento (estudantes e docentes). Os relatos mostraram que abordar sobre a diversidade sexual requer o enfrentamento de preconceitos e de conflitos para combater a LGBTQI+fobia, reduzir índices de evasão escolar de pessoas LGBTQI+QIA+ e promover visibilidade e respeito à diversidade sexual, inclusive, nos espaços de trabalho.
Referências
BENEVIDES, B. G., NOGUEIRA, S. N. B. (Org.). Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2020.
BENTO, B. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
BOUTIN, A. C. B. D.; FLACH, S. F. Emancipação humana, emancipação política e grêmio estudantil: alguns apontamentos. Educação, cultura e sociedade, Sinop, v. 5, n. 2, p. 136-147, jul./dez. 2015.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminino e subversão da identidade. 8. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CABRAL, E. A. Brasil: o país que mais mata pessoas travestis e transexuais no mundo. In: NOGUEIRA, S. N. B.; AQUINO, T. C.; CABRAL, E. A. (Orgs.). Dossiê: a geografia dos corpos das pessoas trans. Brasil: Rede Trans-Brasil, 2017. p. 47-69.
CARRARA, S. Educação, diferenças, diversidade e desigualdade. In: BRASIL. Secretaria de Políticas para mulheres. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e Relações Étnico-Raciais. Rio de Janeiro: CPESC; Brasília: SPM, 2009. p. 13-16.
COUTO JUNIOR, D. R. Aí que acaba meu mar de rosas e começa o meu calvário: gênero, sexualidade e o aprendizado com a diferença. Periferia, Duque de Caxias, v. 9, n. 2, p. 59-79, jul./dez 2017.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Proposta Curricular. Revista da ETFRN, Natal, ano 11, n. 9, jan. 1995.
FRANÇA, R.; SILVA JUNIOR, J. C.; ARAÚJO, M. C. C. Transcendendo territórios: a geografia da violência sobre a população LGBTQI do estado do Rio Grande do Norte (Brasil). In: ALBANO, G. P.; ALVES, L. S. F.; ALVES, A. M. (Orgs). Capítulos de Geografia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros/RN: REDE-TER, 2020. V. 3. p. 133-165.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade. 11 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988. V. 1.
GOHN, M. G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Revista Meta/Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Organização didática do IFRN. Natal: IFRN, 2012a.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: IFRN, 2012b.
IFRN MOSSORÓ REALIZA A SEMANA ARCO-ÍRIS. Jornal TCM. Mossoró: TCM 10 HD, 26 de julho de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fNhSgGC-Zvo. Acesso em: 10 abr. 2018a.
JUNQUEIRA, R. D. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 13-52.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org). O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 9-33.
LOURO, G. L. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
MELO, K. M. T.; SOUZA, F. C. S.; PONTES, V. M. A. Heteronormatividade e ensino na educação básica: um estado do conhecimento. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 648–665, 2019.
MORENO, M. Como se ensina a ser menina. São Paulo: Moderna, 1999.
NOGUEIRA, S. N. B. Introdução. In: NOGUEIRA, S. N. B.; AQUINO, T. A.; CABRAL, E. A. (Orgs.). Dossiê: a geografia dos corpos das pessoas trans. Aracajú: Rede Trans-Brasil, 2017. p. 4-5.
PINO, A. M. O. Diversidade sexual e educação: uma relação de desafios e Possibilidades. Natal: IFRN, 2017.
QUEIROZ, K. S. A Unidade de Ensino Descentralizada da ETFRN em Mossoró/RN: contextualização histórica e práticas de formação. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
SEMANA ARCO-ÍRIS. Bom dia Mossoró. Mossoró: TCM 10 HD, 26 de julho de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w462_36m7BE. Acesso em: 20 jul. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).