“TRANSFORMAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA” DO FUTSAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho sugere uma transformação didático-pedagógica para o ensino do futsal no ensino fundamental. Tratando do histórico esportivista, mecanicista e tradicional da década de 1980, os professores formados nessa época trazem nas suas aulas aspectos de rendimentos e desenvolvimento técnico esportivo. Destacamos o futsal para exemplificar as possibilidades pedagógicas na escola, dessa maneira considerando a relevância do esporte na escola como ferramenta para prática crítica das modalidades esportivas. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino do Futsal a partir da abordagem pedagógica crítico-emancipatória, visando o processo de ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental. Para chegar nesse objetivo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico elencando os principais livros e artigos científicos. As bases de dados dessa pesquisa foram: a Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins - câmpus de Miracema; o Scielo; e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os referenciais que deram base para a construção da proposta de ensino do futsal foram: livros, artigos científicos, teses e dissertações. Das obras de Elenor Kunz extraímos e exploramos as dimensões de “trabalho”, “interação” e “linguagem” e, juntamente com os outros trabalhos consultados, apresentamos uma proposta de caráter crítico e reflexivo, de forma que possa se distanciar das aulas de Educação Física que tenham caráter meramente técnico e mecânico, e que possa agregar valores ao ensino do Esporte/Futsal na escola, derrubando os paradigmas hegemônicos presentes no ensino dos esportes coletivos, ainda hoje praticados por muitos professores nas escolas. Entendemos que ainda há muito o que ser estudado e desenvolvido no ensino do esporte/futsal, visando, principalmente, o ensino-aprendizagem por meio da abordagem crítico-emancipatória.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAREGNATO, Andre Felipe. Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva: comparação entre o futsal escolar e o clubístico. 2013. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFPR, Curitiba/PR, 2013.
CBFS. Confederação Brasileira de Futsal. Disponível em:
DAOLIO, Jocimar. Educação Física Escolar: em busca da pluralidade. Revista Paulista de Educação Física, n. supl. 2, p. 40-42, 2017.
DE MEDEIROS, FRANCISCO EMÍLIO. O futebol de seis “quadrados” nas aulas de Educação Física: uma experiência de ensino com princípios didáticos da abordagem crítico-emancipatória. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 191-209, 2007.
DE OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli. Metodologias emergentes no ensino da educação física. Journal of Physical Education, v. 8, n. 1, p. 21-27, 1997.
FREITAS, Maria Cristina de; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Abordagens pedagógicas no ensino da educação física pós década de 1970. Caderno temático, 2008.
GAYA, Adroaldo Cezar Araujo; CARDOSO, Marcelo Francisco da Silva. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista Perfil, Porto Alegre, n. 2, p. 40-52, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (orgs.). Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. v. 1. Maringá: Eduem, 2014. 326 p.
KUNZ, Elenor. Educação física: ensino e mudanças. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
______. Transformação didático-pedagógica do esporte / Elenor Kunz. 6. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.
KUNZ, Elenor (org). Didática da educação física 3: futebol. 4. ed. Unijuí, 2017.
MACEDO, Lívia Salomão. O ensino do futsal na educação física escolar. Campinas, SP: [s.n], 2005.
SALLES, José G. C.; MOURA, Helder B. Futsal. In: DACOSTA, Lamartine (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Confef, 2006, p. 343-344.
SANTANA, Wilton Carlos de. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SOARES, Carmen Lucia et al. Metodologia, do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
TENROLLER, Carlos Alberto. Futsal: ensino e prática. Editora da ULBRA, 2004.
TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2. ed. Tocantins, 2008.
VOSER, Rogério da Cunha. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).