“TRANSFORMAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA” DO FUTSAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Abordagem Crítico-emancipatória. Esporte Escolar. Futsal.

Resumo

O presente trabalho sugere uma transformação didático-pedagógica para o ensino do futsal no ensino fundamental. Tratando do histórico esportivista, mecanicista e tradicional da década de 1980, os professores formados nessa época trazem nas suas aulas aspectos de rendimentos e desenvolvimento técnico esportivo. Destacamos o futsal para exemplificar as possibilidades pedagógicas na escola, dessa maneira considerando a relevância do esporte na escola como ferramenta para prática crítica das modalidades esportivas. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino do Futsal a partir da abordagem pedagógica crítico-emancipatória, visando o processo de ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental. Para chegar nesse objetivo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico elencando os principais livros e artigos científicos. As bases de dados dessa pesquisa foram: a Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins - câmpus de Miracema; o Scielo; e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os referenciais que deram base para a construção da proposta de ensino do futsal foram: livros, artigos científicos, teses e dissertações. Das obras de Elenor Kunz extraímos e exploramos as dimensões de “trabalho”, “interação” e “linguagem” e, juntamente com os outros trabalhos consultados, apresentamos uma proposta de caráter crítico e reflexivo, de forma que possa se distanciar das aulas de Educação Física que tenham caráter meramente técnico e mecânico, e que possa agregar valores ao ensino do Esporte/Futsal na escola, derrubando os paradigmas hegemônicos presentes no ensino dos esportes coletivos, ainda hoje praticados por muitos professores nas escolas. Entendemos que ainda há muito o que ser estudado e desenvolvido no ensino do esporte/futsal, visando, principalmente, o ensino-aprendizagem por meio da abordagem crítico-emancipatória.

Biografia do Autor

Otávio Wallaci de Almeida Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Ruhena Kelber Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Taiza Daniela Seron Kiouranis, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG).  

Referências

ARTERO, Tiago Tristão. Metodologia do ensino do futsal e futebol. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: . Acessado em 19 de dezembro de 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAREGNATO, Andre Felipe. Adesão, aderência e abandono no cenário da iniciação esportiva: comparação entre o futsal escolar e o clubístico. 2013. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFPR, Curitiba/PR, 2013.
CBFS. Confederação Brasileira de Futsal. Disponível em: . Acessado em 10 de dezembro de 2018.
DAOLIO, Jocimar. Educação Física Escolar: em busca da pluralidade. Revista Paulista de Educação Física, n. supl. 2, p. 40-42, 2017.
DE MEDEIROS, FRANCISCO EMÍLIO. O futebol de seis “quadrados” nas aulas de Educação Física: uma experiência de ensino com princípios didáticos da abordagem crítico-emancipatória. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 191-209, 2007.
DE OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli. Metodologias emergentes no ensino da educação física. Journal of Physical Education, v. 8, n. 1, p. 21-27, 1997.
FREITAS, Maria Cristina de; RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Abordagens pedagógicas no ensino da educação física pós década de 1970. Caderno temático, 2008.
GAYA, Adroaldo Cezar Araujo; CARDOSO, Marcelo Francisco da Silva. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho desportivo. Revista Perfil, Porto Alegre, n. 2, p. 40-52, 1998.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (orgs.). Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. v. 1. Maringá: Eduem, 2014. 326 p.
KUNZ, Elenor. Educação física: ensino e mudanças. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2012.
______. Transformação didático-pedagógica do esporte / Elenor Kunz. 6. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.
KUNZ, Elenor (org). Didática da educação física 3: futebol. 4. ed. Unijuí, 2017.
MACEDO, Lívia Salomão. O ensino do futsal na educação física escolar. Campinas, SP: [s.n], 2005.
SALLES, José G. C.; MOURA, Helder B. Futsal. In: DACOSTA, Lamartine (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Confef, 2006, p. 343-344.
SANTANA, Wilton Carlos de. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SOARES, Carmen Lucia et al. Metodologia, do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
TENROLLER, Carlos Alberto. Futsal: ensino e prática. Editora da ULBRA, 2004.
TOCANTINS. Secretaria de Estado da Educação e Cultura. Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. 2. ed. Tocantins, 2008.
VOSER, Rogério da Cunha. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos