EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E A DEMOCRACIA : REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO ATUAL CONTEXTO DA PANDEMIA
Resumo
Com o advento da pandemia da Covid-19, presenciamos uma crise sem precedentes. No Brasil, o contexto social, político e econômico aponta-nos para uma grande ameaça ao modelo de vida democrático e por outro lado, o contexto pandêmico desvelou grandes problemas sociais e educacionais, de forma explícita as disparidades e as diferenças de acesso à educação, à saúde e às tecnologias. Com base nessas premissas, desenvolvemos uma reflexão pautada em uma análise qualitativa, quanto à abordagem do problema; reconstrutiva, crítica e hermenêutica, quanto aos objetivos; e, bibliográfica, com relação aos procedimentos, os quais se ancoram em autores vinculados com a temática, mas especialmente, às ideias e conceitos apontados por Ball, Maguire e Braun (2016). O texto foi dividido em dois momentos: no primeiro, refletimos sobre o contexto excludente, agravado pela pandemia e, no segundo momento, apontamos a atuação política escolar com base no acesso à educação como direito e as contribuições para o cenário atual, perspectivando uma educação equitativa, democrática, emancipadora, humanizada e sensível.
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo de manejo clínico para o novo coronavírus (2019-nCoV). Biblioteca Virtual em Saúde. 2020. Disponível em:www.saude.gov.br/bvs. Acesso em: 24 mar. 2020.
CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. IN: Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 73, p. 161-180, jan./fev. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/about/contact
Acesso em 02 de agosto de 2021.
COPATTI, Carina. O neoliberalismo chega à escola: discursos produzidos e possibilidades de enfrentamento pela dimensão ético-estética. In: FÁVERO, Altair. TONIETO, Carina. CONSÁLTER, Evandro. Leituras sobre Educação e neoliberalismo. CRV, Curitiba, 2020.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Cristian. A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, SP: Boitempo, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KOHLS, Rosana Cristina. Ensino superior, crise das humanidades e a fragilidade democrática: reflexões a partir do pensamento de Martha Nussbaum. (Tese de Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.
MARCELINO, Patricia Carlesso. Humanização e Sensibilidade: Educação e Uso do Corpo em Giorgio Agamben. (Tese de Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2019.
MARCELINO, Patricia Carlesso; FAVERO, Altair Alberto. “Criar capacidades” para a sensibilidade e a humanização em meio à pandemia da covid-19: reflexões a partir de Nussbaum e Agamben. IN: Revista Olhar de Professor, v. 24, p. 1-19, 20 mar. 2021.Disponível em http://www.uepg.br/olhardeprofessor. Acesso em 02 de agosto de 2021.
NUSSBAUM, Martha C. Sin fines de lucro: Por qué la democracia necesita de las humanidades. Buenos Aires, Argentina: Katz, 2010.
OLIVEIRA, Cleiton de. SILVA, Guaracy. O Novo Regime Fiscal: tramitação e impactos para a educação. RBPAE - v. 34, n. 1, p. 253 - 269, jan./abr. 2018.
REIS, Diego dos Santos. Coronavírus e debates educacionais: reposicionado o debate IN: Revista Olhar de Professor. Ponta Grossa, v. 23, p. 1-5, 2020. Disponível em http://www.uepg.br/olhardeprofessor. Acesso em 15 ago.2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Almedina: Coimbra, 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).