EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E A DEMOCRACIA : REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO ATUAL CONTEXTO DA PANDEMIA

Palavras-chave: Educação Escolar. Covid-19. Políticas Educacionais.

Resumo

Com o advento da pandemia da Covid-19, presenciamos uma crise sem precedentes. No Brasil, o contexto social, político e econômico aponta-nos para uma grande ameaça ao modelo de vida democrático e por outro lado, o contexto pandêmico desvelou grandes problemas sociais e educacionais, de forma explícita as disparidades e as diferenças de acesso à educação, à saúde e às tecnologias. Com base nessas premissas, desenvolvemos uma reflexão pautada em uma análise qualitativa, quanto à abordagem do problema; reconstrutiva, crítica e hermenêutica, quanto aos objetivos; e, bibliográfica, com relação aos procedimentos, os quais se ancoram em autores vinculados com a temática, mas especialmente, às ideias e conceitos apontados por Ball, Maguire e Braun (2016). O texto foi dividido em dois momentos: no primeiro, refletimos sobre o contexto excludente, agravado pela pandemia e, no segundo momento, apontamos a atuação política escolar com base no acesso à educação como direito e as contribuições para o cenário atual, perspectivando uma educação equitativa, democrática, emancipadora, humanizada e sensível.

Biografia do Autor

Patricia Carlesso Marcelino, Grupo de Pesquisa GEPES-UPF (RS)

Doutora em Educação e  Pós-Doutoranda em Educação pela  Universidade de Passo Fundo (UPF-RS). Arteterapeuta e Docente Universitária. Membro dos Grupos de Pesquisa GEPES ,GEEDE e NUPEFE  da Universidade de Passo Fundo (UPF-RS) e do  Grupo de  Estudos  Práxis , Docência , Educação e Sociedade , da Universidade  Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÌ-RS).

Rosana Cristina Kohls, Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES/UPF)

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS), Secretária de Educação da Rede Municipal de Educação de Novo Cabrais-RS. Membro dos Grupos de Pesquisa GEPES (UPF-RS) e GPForma (UFSM-RS). 

Carina Copatti, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação nas Ciências pela  Universidade  Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI-RS), Pós-Doutora em Políticas Educacionais pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Professora Adjunta do Departamento de Educação, Política e Sociedade da  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Referências

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Publicado
2022-09-06