A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA E SETE DESAFIOS PARA REFLEXÃO
Resumo
O presente artigo traz para o debate a experiência da Universidade Federal do Tocantins- UFT em relação à formação docente continuada no ensino superior. O O Programa de Formação Continuada da UFT (Profor) surgiu em 2014, após outras inciativas pontuais. Foi concebido como um programa permanente, para contribuir com a difusão de uma prática pedagógica reflexiva, a partir da construção de um diálogo aberto e profícuo entre docentes, estudantes, técnicos-administrativos e a gestão do ensino superior na UFT. Esta experiência buscou fortalecer o ensino de graduação a partir da construção de um intenso e aprofundado debate. Destacamos sete desafios fundamentais para pensarmos em relação a formação de professores do ensino superior, a saber: Novo perfil do docente ingressante; Fragilidades na relação entre atribuições acadêmica e administrativa; Vaidade profissional; Resistência dos Cursos de Bacharelado e Tecnológico; Desvalorização da carreira docente; Inclusão social e diversidade cultural; e, o Programa de Formação Docente como política educacional institucional. As sete questões aqui elencadas, a partir da experiência junto ao Profor, longe de esgotarem o debate, pretenderam suscitar reflexões, seja no enfrentamento de temas polêmicos, como a vaidade profissional e a resistência dos cursos de bacharelado e tecnológicos, seja no reconhecimento de que ainda temos um longo caminho a percorrer.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).