A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA E SETE DESAFIOS PARA REFLEXÃO

  • Denise Barros capuzzo Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Berenice Feitosa da Costa Aires Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Thiago Ramos Machado
  • Virgilio Ricardo Coelho Meirelles Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

O presente artigo traz para o debate a experiência da Universidade Federal do Tocantins- UFT em relação à formação docente continuada no ensino superior.  O O Programa de Formação Continuada da UFT (Profor) surgiu em 2014, após outras inciativas pontuais. Foi concebido como um programa permanente, para contribuir com a difusão de uma prática pedagógica reflexiva, a partir da construção de um diálogo aberto e profícuo entre docentes, estudantes, técnicos-administrativos e a gestão do ensino superior na UFT. Esta experiência buscou fortalecer o ensino de graduação a partir da construção de um intenso e aprofundado debate. Destacamos sete desafios fundamentais para pensarmos em relação a formação de professores do ensino superior, a saber: Novo perfil do docente ingressante;  Fragilidades na relação entre atribuições acadêmica e administrativa; Vaidade profissional; Resistência dos Cursos de Bacharelado e Tecnológico; Desvalorização da carreira docente; Inclusão social e diversidade cultural; e, o Programa de Formação Docente como política educacional institucional. As sete questões aqui elencadas, a partir da experiência junto ao Profor, longe de esgotarem o debate, pretenderam suscitar reflexões, seja no enfrentamento de temas polêmicos, como a vaidade profissional e a resistência dos cursos de bacharelado e tecnológicos, seja no reconhecimento de que ainda temos um longo caminho a percorrer.

Biografia do Autor

Denise Barros capuzzo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui mestrado em pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins . Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, processos de desenvolvimento e aprendizagem, infância e gerontologia.

Berenice Feitosa da Costa Aires, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Geografia/Licenciatura pela Universidade Estadual de Goiás, com mestrado em Administração da Educação pela Universidade de Brasília - UnB e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins - UFT e do Programa de Mestrado em Geografia na mesma instituição, exercendo, ainda, o cargo de Pró-Reitora de Graduação da UFT, Coordenadora Adjunta do Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR e Vice-Coordenadora da Região Norte do ForGRAD.

Thiago Ramos Machado

Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Planejamento e Uso do Solo Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/UFRJ; mestre em Planejamento Urbano e Regional também pelo IPPUR/UFRJ; e doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Tocantins e integrante do Grupo de Pesquisa; Pensamento e prática na cidade contemporânea, no qual desenvolve estudos nas áreas de planejamento urbano e regional, produção do espaço urbano e segregação sócio-espacial, com ênfase na cidade de Palmas (TO).

Virgilio Ricardo Coelho Meirelles, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Valença. Atualmente é advogado, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté - UNITAU e Especialista em Direito Civil e Processo Civil, palestrante e conferencista, foi professor de ensino superior da Sociedade de Ensino Serra do Carmo, professor da Fundação Universidade Federal do Tocantins, professor - Instituição de Ensino e Pesquisa Objetivo, coordenador do curso da Faculdade de Palmas e professor da Faculdade de Palmas, entre os anos de 2010 a 2014. 

Publicado
2018-03-27
Seção
Artigos