SER PAIS DE SEUS PAIS: A VELHICE E O ABANDONO FAMILIAR NOS CONTOS DURANGO KID QUASE ME PEGOU, DE ERRE AMARAL E FELIZ ANIVERSÁRIO, DE CLARICE LISPECTOR
Resumo
Este artigo objetiva analisar dois contos da literatura brasileira que retratam a senescência e as suas consequências. Devido a um crescimento no envelhecimento populacional no Brasil, previsto pelo IBGE (2018), faz-se necessário refletir sobre o papel do idoso na sociedade e as mudanças dessa concepção que impactam diretamente no tratamento destinado a ele. Para tanto, buscou-se observar como a velhice é retratada na ficção, de modo a evidenciar aspectos relevantes acerca do tema. O corpus desta pesquisa foram os contos “Durango kid quase me pegou”, de Erre Amaral e “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector, que trazem como protagonistas idosos no contexto familiar, analisados à luz de Massaud Moisés (2006) e Júlio Cortázar (2006), autores que versam sobre o gênero narrativo conto e Simone de Beauvoir (1990) e Carmen Secco (1994) quanto ao envelhecimento. Logo, concluiu-se que os idosos passam, em geral, por um processo de perdas físicas e funcionais, como também de ausências afetivas que os anulam e impedem uma existência plena na velhice.
Referências
AMARAL, E. Durango kid quase me pegou. In: DIAS, A.; BINDA, G.(orgs.). Sem a loucura não dá: a poesia de Sérgio Sampaio em prosa. Vitória: Cousa, 2017.
ARAÚJO, L. A. B. Sérgio Sampaio e a paródia tropicalista em eu quero é botar meu bloco na rua. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6281/1/arquivototal.pdf. Acesso em: 5 de set. de 2020.
BEAUVOIR, S. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8 ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.
CORTAZÁR, J. Alguns aspectos do conto e do conto breve e seus arredores. In: Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.
LISPECTOR, C. Feliz aniversário. In: ______. Laços de família. Rio de Janeiro: 1998.
MOISÉS, M. A criação literária: Prosa I. São Paulo: Cultrix, 2006.
PERISSÉ, C; MARLI, M. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d4581e6bc87ad8768073f974c0a1102b.pdf. Acesso em: 5 de set. de 2020.
SECCO, C. L. T. Além da idade da razão: longevidade e saber na ficção brasileira. Rio de Janeiro: Graphia, 1994.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).