UM OLHAR SOBRE O SISTEMA ESCOLA-FAZENDA NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE MANAUS-AM (1979-1993)

Palavras-chave: Cultura Escolar. Ensino Agrícola. Sistema Escola-Fazenda. Escola Agrotécnica Federal.

Resumo

Este texto propõe-se a discutir um olhar sobre o Sistema Escola-Fazenda na Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM no contexto de 1979 a 1993. O suporte teórico contou com as contribuições de Antonio Viñao Frago (1995) e Dominique Julia (2001). A metodologia utilizada encontra-se embasada em uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo a pesquisa bibliográfica, documental e de campo como metodologia de coleta de dados. Desse modo, inicialmente são apresentados o referencial teórico e o processo metodológico da pesquisa, tendo a cultura escolar como categoria de análise. Posteriormente, foi discutido um olhar sobre o Sistema Escola-Fazenda na Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM, sendo apontado que o seu funcionamento foi bastante dinâmico nesta instituição escolar. Finaliza convidando os pesquisadores a continuarem desvelando o funcionamento deste sistema tanto na Escola Agrotécnica Federal de Manaus como nas outras Escolas Agrotécnicas Federais do Brasil.

Biografia do Autor

Naasson Barbosa Cruz, Instituto Federal do Amazonas - IFAM

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Graduado em História pelo Centro Universitário do Norte.

Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestra em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). 

Referências

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.

ALBUQUERQUE, Maria José Ramos de. Os técnicos na produção dos ribeirinhos do Amazonas.1984. 290 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, 1984.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BIULCHI, Paulo Vitório. A Educação Agrícola no Sistema Escola-Fazenda e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: uma análise crítica da disciplina de Mecanização Agrícola. 2005. 32 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.

DOCENTE. Entrevista cedida por um professor da Escola Agrotécnica Federal de Manaus -AM para confecção da dissertação intitulada “Cultura e práticas escolares na Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM (1979-1993)”. Cedida em 04 mar. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

MEC/SENETE. Diretrizes de Funcionamento das Escolas Agrotécnicas. Brasília, 1990.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, Aurélio Taborda de; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Antonio Viñao Frago: a crítica da educação como crítica cultural. In: REGO, Cristina Teresa (org.). Memória, história e escolarização. Petrópolis: Vozes; São Paulo, SP: Revista Educação; Editora Segmento, 2011. (Coleção Pedagogia Contemporânea, Vol. 3).

OLIVEIRA, Gleice Izaura da Costa. De Patronato Agrícola à Escola Agrotécnica Federal de Castanhal: o que a história do currículo revela sobre as mudanças e permanências no currículo de uma instituição de ensino técnico? 2007. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2007.

SOBRAL, Francisco José Montório. Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica, [s. I.], v. 2, n. 2, p. 78-95, 2009.

SOUZA, José Eurico Ramos de. As Reformas da Educação Profissional e a diversidade cultural: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de São Gabriel da Cachoeira. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, 2011.

TAVARES, Carlos Alberto. A formação do técnico em agropecuária no Sistema Escola–Fazenda. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica. Recife, vol. 4, p.314-339, 2007.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación y historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, s/n., p. 63-82, 1995.
Publicado
2021-11-12