A REALIDADE AUMENTADA COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA E ESCRITA

Palavras-chave: Prática Docente. Realidade Aumentada. Proficiência na Leitura e Escrita.

Resumo

Este estudo discute a importância da ressignificação da práxis docente frente aos avanços tecnológicos ocorridos na sociedade e a relevância de minimizar o  fracasso na aprendizagem do ato de ler e escrever criticamente através de propostas inovadoras. A partir desta perspectiva, desenvolveu-se uma Sequência Didática explorando atividades lúdicas e tecnológicas de Realidade Aumentada, interdisciplinando com a literatura infantil e o tema gerador sobre animais, com objetivo de potencializar o nível de proficiência na leitura e escrita dos educandos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A proposta foi apresentada para docentes por meio de grupos focais e validada através de questionário. Os resultados demostraram que a metodologia elaborada mostrou-se inovadora e adaptável a qualquer contexto escolar, inclinando-se aos interesses dos discentes e ampliando sua motivação para novas aprendizagens.

Biografia do Autor

Aline Antunes Ribeiro Batista, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação (Unicarioca). Professora da Rede Municipal de Educação de Niterói.

Victor Gonçalves Gloria Freitas, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Doutor em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Mestre em Ciências Nucleares pelo IEN/CNEN. Professor do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca). 

Marcos Antônio Silva, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana ( PPFH-UERJ). Professor do
Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca). 

 

Referências

ANIMAL 4D+. [S. l.]: Octagon Studio Ltd, 2018. Disponível em: https://apps.apple.com/br/app/animal-4d/id962983832. Acesso em: 6 ago. 2021.

BASSANI, Patrícia Brandalise Scherer. Realidade aumentada na escola: experiências de aprendizagem em espaços híbridos. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 19, n. 62, out. 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em 12/05/2020.

CAPES. GT de Produção Técnica. Relatório de Grupo de Trabalho. Brasília: CAPES, 2019. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DAV/avaliacao/10062019_Produção-Técnica.pdf. Acesso em 26.09.2020

CARDOSO, Raul GS et al. Uso da realidade aumentada em auxílio à Educação. Anais do Computer on the Beach, p. 330-339, 2014.

HERPICH, Fabrício; NUNES, Felipe Becker; VOSS, Gleizer Bierhalz; SINDEAUX, Paulo; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; LIMA, José Valdeni De. Realidade Aumentada em Geografia: uma atividade de orientação no ensino fundamental. Renote, V. 15 Nº 2, dezembro, 2017.

INEP. Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). DF: Brasília, outubro 2017. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/75181-resultados-ana-2016-pdf/file. Acesso em 12/05/2020.

______. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Disponível em :
http://ideb.inep.gov.br/resultado/home.seam?cid=2803157. Acesso em 12/05/2020.

______. Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. SAEB, 2021.

JORDÃO, Teresa Cristina. Formação de educadores: A formação do professor para a educação em um mundo digital. Tecnologias digitais na educação. MEC, 2009.

KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.

LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 2001.

LOPES, Raabe Corado; CASTRO, Darlene Teixeira. A importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, ano 2, n. 2, ago./dez. 2015.

LOURES, Débora Alves Morra; FREITAS Victor Gonçalves. COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE MENDES-RJ. Revista Humanidades e Inovação. v.6, n.9 vol.2 - 2019

MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli; CARDOSO, Liliane de Souza. Metodologias inovadoras–ativas e imersivas–com uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Intersaberes, v. 15, n. 34, 2020.

ROCHA, Rosane Aparecida dos Santos . A importância da literatura infantil para sanar o fracasso escolar: Relato de experiência sobre as causas do fracasso escolar. Revista Educação, Ensino e Pesquisa – v.01, n-1, 2020.

SANTOS, M. E. C. Authoring Augmented Reality as Situated Multimedia. In International Conference on Computers in Education, Japan: Asia-Pacific, 2014.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distância em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

VEIGA, I. P. A. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Papirus Editora, 2006.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 1998.
Publicado
2023-05-15
Seção
Artigos