ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – CÂMPUS PALMAS

Palavras-chave: Competências Digitais. Políticas Públicas. Formação de Professores. DigCompEdu CheckIn.

Resumo

A finalidade deste trabalho foi analisar o nível de proficiência em tecnologias digitais de professores da UFT- Câmpus Palmas, por meio da ferramenta de autoavaliação DigCompEdu “Check-In”, desenvolvido pelo EU Science Hub (Centro de Ciências da União Europeia). Esta pesquisa compreende analisar as competências digitais dos docentes nas dimensões: profissional, pedagógica e de estudantes. A estrutura metodológica percorreu uma abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva. Participaram desta pesquisa 102 docentes de diversas áreas de conhecimento, todos os participantes pertencentes ao Câmpus Universitário de Palmas. O resultado da pesquisa diagnosticou o nível das competências pedagógicas voltadas à tecnologia digital e mostrou que a média global dos docentes está no nível B1, que os classificam como “Integradores”, ou seja, possuem competência digital intermediária. Foi possível concluir também que a faixa etária não pode ser entendida como critério para o alcance de níveis mais elevados na autoavaliação DigCompEdu Check In. Além disso, a pesquisa mostrou que os professores apresentam melhor desempenho na dimensão “Capacitação dos estudantes”.

Biografia do Autor

Yasmin Barbosa de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Gestão de Políticas Públicas. Graduada em Administração. Administradora na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós doutoranda UNAMA. Pós doutora pela Universidade Coimbra. Doutora em Administração de Empresas. Mestre em Gestão da Qualidade. Possui graduação em Administração. Diretora de Tecnologias Educacionais da UFT e Coordenadora UAB da UFT. Docente na Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Referências

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 8. ed. rev. - Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.

DEMO, Pedro. Pedro Demo aborda os desafios da linguagemno século XXI. In:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista/Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. – Brasília; Ministério da Educação, Secretária de Educação à Distância; 2008. Cap. 4, p. 139.

COMISSÃO EUROPÉIA (UE). Centro Comum de Investi gação. Feedback DigCompEdu Check- -In. Bruxelas, 2017. Disponível em:htt ps://ec.europa.eu/eusurvey/runner/DigCompEdu-H-PT. Acesso em: 07 ago. 2020.

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 58, 2018. Disponível em: htt ps://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/arti cle/ view/24187. Acesso em: 10 ago. 2020

DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S.l.], v. 12, n. 2, maio 2019. ISSN 1983-3652. Disponível em: htt p://www.periodicos. letras.ufmg.br/index.php/textolivre/arti cle/view/14921/1125612422. Acesso em: 06 de set. de 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
Publicado
2023-01-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos