NOÇÕES DE DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL E A RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS/MT
Resumo
O experimento teve como objetivo apresentar os princípios teóricos da Didática Desenvolvimental, aos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Barra do Garças/MT, a fim de orientá-los para o aprendizado de leitura, produção de texto, bem como as primeiras noções de letramento. E, dessa forma, desenvolvessem o raciocinio na identificação de princípios internos, que estão na origem da constituição de determinado conteúdo. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa, pois há uma estreita relação de cooperação entre os indivíduos pesquisados e o pesquisador. Para tratarmos da questão do ensino no viés da Didática Desenvolvimental, apoiamos nos argumentos de Vygotsky (1991), Davydov (1988), Libâneo (1994), Marzari (2016), Soares (2017) entre outros. E, dessa forma, sinalizar as mudanças que provocaram novas posturas frente aos fenômenos de leitura, produção de textos e de letramento. O ensino desenvolvimental é relativamente novo em sala de aula e, dessa forma, encontramos muitas dificuldades em desenvolver o nosso experimento junto aos estudantes do ensino médio, percebemos que eles têm muitas dificuldades para lidar com a formação de conceitos, tanto empíricos como teóricos, uma vez que, estão habituados a modelo de ensino meramente tradicional, para tanto, buscamos os elementos norteadores da teoria desenvolvimental, para a compreensão da formação histórica de novos leitores.
Referências
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