NOÇÕES DE DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL E A RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE BARRA DO GARÇAS/MT

  • Bárbara Monielly Silva Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Aníbal Monteiro de Magalhães Neto UFU
  • Marly Augusta Lopes de Magalhães UFMT
Palavras-chave: Didática Desenvolvimental. Letramento. Ensino.

Resumo

O experimento teve como objetivo apresentar os princípios teóricos da Didática Desenvolvimental, aos estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública estadual de Barra do Garças/MT, a fim de orientá-los para o aprendizado de leitura, produção de texto, bem como as primeiras noções de letramento.  E, dessa forma, desenvolvessem o raciocinio na identificação de princípios internos, que estão na origem da constituição de determinado conteúdo. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa, pois há uma estreita relação de cooperação entre os indivíduos pesquisados e o pesquisador. Para tratarmos da questão do ensino no viés da Didática Desenvolvimental, apoiamos nos argumentos de Vygotsky (1991), Davydov (1988), Libâneo (1994), Marzari (2016), Soares (2017) entre outros. E, dessa forma, sinalizar as mudanças que provocaram novas posturas frente aos fenômenos de leitura, produção de textos e de letramento. O ensino desenvolvimental é relativamente novo em sala de aula e, dessa forma, encontramos muitas dificuldades em desenvolver o nosso experimento junto aos estudantes do ensino médio, percebemos que eles  têm muitas dificuldades para lidar com a formação de conceitos, tanto empíricos como teóricos, uma vez que, estão habituados a modelo de ensino meramente tradicional, para tanto, buscamos os elementos norteadores da teoria desenvolvimental, para a compreensão da formação histórica de novos leitores.

Biografia do Autor

Bárbara Monielly Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Letras pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Câmpus Universitário do Araguaia (CUA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Aníbal Monteiro de Magalhães Neto, UFU

Doutor em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor Associado do ICBS, CUA, UFMT e Professor Colaborador da UFU. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5023174064373373. E-mail: professoranibal@yahoo.com.br

Marly Augusta Lopes de Magalhães, UFMT

Doutora em Ciências Linguísticas pela Universidad Central de Las Villas, Cuba. Professora Associada do ICHS, CUA, UFMT. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0193075755864121. E-mail: professoramarlyaugusta@gmail.com

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

CANDAU, V.M. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1984.

DAVYDOV, V. V. Problems of developmental teaching: the experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, Ago. 1988, vol. XXX, nº 8. Tradução para o português, com apoio do mesmo texto em espanhol, por José Carlos Libâneo e Raquel Aparecida. Marra da Madeira Freitas. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/home/disciplina.asp?key=5146&id=3552. Acesso em: 01 de fev. 2020.

HOUAISS, Antonio, VILAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática. 1986.

KLEIMAN, Ângela. Os significados do letramento. Campinas, Mercado das Letras: 1995.

KLEIMAN, Ângela. Preciso ensinar letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/ IEL/ Unicamp, 2005-2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MAGALHÃES, Marly Augusta Lopes de Magalhães; SANTOS, Mônica Maria; MAGALHÃES NETO, Aníbal Monteiro de. A Didática Desenvolvimental: uma proposta para a formação de novos educadores no ensino superior. Teorias e Práticas da Pedagogia Social no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 02, p. 01-216.

MARZARI, Marilene. Ensino e aprendizagem de didática no curso de Pedagogia: contribuições da teoria desenvolvimental de V. V. Davydov. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

ROJO. Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: LAEL/PUC, 2004.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2017.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE, 2009.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II