UMA ANÁLISE DE OPERADORES MODAIS EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Palavras-chave: Modalidade. TCC. Escola. Ensino. Gramática.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de operadores modais em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para verificar as concepções dos concluintes em Letras/Português sobre escola e ensino de língua portuguesa. O trabalho se baseia na noção de modalidade sob uma perspectiva funcional. Para isso, foram escolhidos 10 TCC produzidos na Universidade Federal de Goiás e analisadas apenas a seção considerações finais, posto que é normalmente nesta seção que se concentram com maior evidência as concepções gerais dos estudantes em relação à escola e ao ensino de língua portuguesa. Os resultados mostraram que os concluintes do Curso Letras/Português tenderam a usar a modalidade do tipo deôntica com o propósito de vislumbrarem uma proposta-obrigação que a Escola tem de cumprir frente ao seu compromisso social. Pesquisas dessa natureza contribuem para aliar gramática e discurso.

Biografia do Autor

Pedro Henrique da Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Izac Vieira Chaves, Universidade Federal de Goiás

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.  

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal de Goiás

Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Referências

CASEMIRO, S. Um estudo das modalidades deôntica e volitiva nos discursos do presidente Lula. 2007. 108f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos)-Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Unesp, São José do Rio Preto, São Paulo, 2007.

CASSEB GALVÃO, V. C, O achar no português do Brasil: Um caso de Gramaticalização. 1999. 167f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem)- Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, São Paulo, 1999.

CORACINI, M. J. Um fazer persuasivo: o discurso subjetivo da ciência. São Paulo: Educ; Campinas: Pontes: 1991.

COSTA, S. Entre o deôntico e o epistêmico: o caráter camaleônico do verbo modal ‘poder’. Letra Magma. Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Lingüística e Literatura Ano 05, n. 11, 2009. Disponibilidade em: http://www.letramagna.com/deonticoepistemico.pdf Acesso em 02 jul. 2020.

DIK, S. C. The theory of functional grammar. v. 1. Dordrecht: Foris, 1989.

_______. The theory of functional gramar. Ed. by Kees Hengeveld. Berlim; New York: Mouton de Gruyter, 1997a.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GONÇALVES, S. C. L. Gramaticalização, modalidade epistêmica e evidencialidade: um estudo de caso no português do Brasil. 2003. 250f Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas, São Paulo, 2003.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3 ed. Londres: Arnold, 2004.

KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 2001.

LYONS, J. Modality. In: Semantics: 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

______. Linguagem e linguística: uma introdução. Tradução: Marilda Winkler
Averburg, Clarisse Sieckenius de Souza. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

MENEZES, L. C. de. Expressões modalizadoras deônticas em função argumentativa: um exercício de análise retórico-funcional. 2011. 332f. Tese (Doutorado em Linguística)-Departamento de Letras Vernáculas, UFC, Fortaleza, 2011.

NEVES, M. H. M. A modalidade. In: KOCH, I.V. (org.). Gramática do português falado: desenvolvimentos. Campinas: Unicamp/ São Paulo, v.6, 1996. p. 163-199.

_______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

_______. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2006.

PALMER, F. R. Mood and Modality. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.
Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II