PROJETO BATUQUE – OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Resumo
O presente artigo apresenta uma leitura, em fora de relato de experiência, sobre o projeto História e Cultura Afrobrasileira e Africana desenvolvido em atividades de extensão intitulado “Projeto Batuque”, criado e em funcionamento desde o ano de 2004 e tem como público-alvo estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Educação Básica, do Colégio Estadual de Cristalândia - TO. O projeto tem como objetivos principais discutir a interculturalidade no Brasil, por meio das disciplinas de História e Arte, bem como combater o racismo estrutural e promover o respeito às diferenças no ambiente escolar de acordo com o que determina a Lei 10639/03. Para tanto, o projeto passa por várias etapas durante o ano letivo, a começar pela mobilização a partir da contextualização dos períodos escravista e pós-abolição no Brasil, seguido do estudo sobre a realidade educacional brasileira para os negros. Para o embasamento teórico, utilizamos Eliane Cavalleiro (2003), Maria Aparecida Silva Bento (2002),Rosa Margarida, 2004, Maria Lúcia de Arruda Aranha ( 1996), Paulo Freire (1996), Sara Taleb Rassi, Suely Ferreira Lopes Molina e Lúcia de Fátima Lobo Cortez Amado (2004), Nei Lopes (2207), além de leituras complementares, periódicos e artigos científicos.
Referências
BENTO, Maria. A. Silva. Cidadania em Preto e Branco: Discutindo as relações raciais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.
CAVALLEIRO, Eliane, Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf Acesso em dezembro de 2020.
LOPES, Nei. O Racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
RASSI, Sarah.T. et al. O Brasil também é negro. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.
ROCHA, Rosa Margarida. de C. Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Editora, 2004.
SILVÉRIO, Valter. R. et al. Relações éticos-raciais: um percurso para educadores. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).