PROJETO BATUQUE – OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

  • Elizabeth Aires Leite Colégio Estadual de Cristalândia
  • Tereza Ramos de Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Educação Básica. Racismo Estrutural. Cultura Afrobrasileira. Interculturalidade.

Resumo

O presente artigo apresenta uma leitura, em fora de relato de experiência, sobre o projeto História e Cultura Afrobrasileira e Africana desenvolvido em atividades de extensão intitulado “Projeto Batuque”, criado e em funcionamento desde o ano de 2004 e tem como público-alvo estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Educação Básica, do Colégio Estadual de Cristalândia - TO. O projeto tem como objetivos principais discutir a interculturalidade no Brasil, por meio das disciplinas de História e Arte, bem como combater o racismo estrutural e promover o respeito às diferenças no ambiente escolar de acordo com o que determina a Lei 10639/03. Para tanto, o projeto passa por várias etapas durante o ano letivo, a começar pela mobilização a partir da contextualização dos períodos escravista e pós-abolição no Brasil, seguido do estudo sobre a realidade educacional brasileira para os negros.  Para o embasamento teórico, utilizamos Eliane Cavalleiro (2003), Maria Aparecida Silva Bento (2002),Rosa Margarida, 2004, Maria Lúcia de Arruda Aranha ( 1996), Paulo Freire (1996), Sara Taleb Rassi, Suely Ferreira Lopes Molina e Lúcia de Fátima Lobo Cortez Amado (2004), Nei Lopes (2207), além de leituras complementares, periódicos e artigos científicos.

Biografia do Autor

Elizabeth Aires Leite, Colégio Estadual de Cristalândia

Graduada em História e Pós-Graduada em História Social pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, professora da Educação Básica no Colégio Estadual de Cristalândia. Autora e coordenadora do Projeto Batuque.

Tereza Ramos de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins – Unitins - Doutora em Letras - Literatura pela Universidade de Brasília – UnB, Professora adjunta do Curso de Letras, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário do Araguaia – ICHS/UFMT/CUA.

Referências

ARANHA, Maria L. de Arruda. História da Educação. 2.ed. São Paulo: Moderna, 1996.

BENTO, Maria. A. Silva. Cidadania em Preto e Branco: Discutindo as relações raciais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

CAVALLEIRO, Eliane, Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf Acesso em dezembro de 2020.

LOPES, Nei. O Racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

RASSI, Sarah.T. et al. O Brasil também é negro. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.

ROCHA, Rosa Margarida. de C. Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Editora, 2004.

SILVÉRIO, Valter. R. et al. Relações éticos-raciais: um percurso para educadores. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II