O POTENCIAL DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS AUXILIARES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO MEDIATIZADA DO CONHECIMENTO

  • Gesner Duarte Pádua Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jociene Bianchini Ferreira Pedrini Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marcel Carlos Lopes Félix Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Redes sociais digitais. Ferramentas alternativas de ensino-aprendizagem. Educação superior.

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a respeito do potencial pedagógico das redes sociais virtuais enquanto ferramentas alternativas auxiliares no âmbito da Educação superior. Em um contexto cada vez mais acentuado de mediatização da produção de conhecimento, essas ferramentas têm sido apontadas por especialistas como um bom recurso para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e adaptá-lo aos novos tempos e dinâmicas cognitivas em um ambiente cultural marcado pelo incremento das novas tecnologias digitais. O artigo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica a partir das perspectivas teóricas de autores das áreas da Comunicação e da Pedagogia universitária. Conclui-se que essas novas mídias possuem diversas vantagens complementares às práticas e ambientes educativos convencionais, como o fato de serem espaços alternativos de aprendizagem mais descontraídos, livres, motivadores, desafiadores, com possibilidade de fomentar a produção colaborativa de conhecimento e aproximar alunos e professores, além de serem mais acessíveis e menos onerosos em termos financeiros.

Biografia do Autor

Gesner Duarte Pádua, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA). 

Jociene Bianchini Ferreira Pedrini, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Comunicação pela Universidade de Marília (UNIMAR). Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA). 

Marcel Carlos Lopes Félix, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorando em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professor do curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUA). 

Referências

ALMEIDA, Jaqueline Maria de. Uso do Blog na escola: recurso didático ou objeto de divulgação? Revista InterSciencePlace, 22. Ed., julho/setembro 2012. Disponível em: http://www.interscienceplace.org/interscienceplace/article/view/448/298. Acesso em: 14 mar. 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CERRILLO, Quintina Martín-Moreno. Aprendizaje colaborativo y redes de conocimiento. 2004. Disponível em: http://www.ugr.es/~sevimeco/biblioteca/ orgeduc/redes/Quintina%20Martin%20Moreno.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.

COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, vol. XVIII, n. 01, 2011. Disponível em: http://revista.educ.fc.ul.pt/arquivo/vol_XVIII 1/artigo1.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.

FIGUEIRAS, Rita. Estudos em mediatização: causalidades, centralidades, interdisciplinaridades. Revista MATRIZes, v. 11, n. 01, jan/abril 2017, p. 101-126. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/matrizes/issue/view/9705. Acesso em: 03 maio 2020.

FIGUEIREDO, Lorene. Qual educação em tempos de pandemia? E após?. Esquerda online, 03 maio 2020. Disponível em: https://esquerdaonline.com.br/2020/05/ 03/qual-educacao-em-tempos-de-pandemia-e-apos/. Acesso em: 05 maio 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GAROFALO, Débora. Novas aprendizagens para formação docente com a pandemia. Portal UOL, 29 abril 2020. ECOA. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/debora-garofalo/2020/04/29/novas-aprendizagens-para-formacao-docente-com-a-pandemia.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 04 maio 2020.

HERNANDEZ, Dolors Reig. Mundo de medios sin fin: cambios en aprendizaje, Facebook y la apoteosis de las aplicaciones expressivas.In: PISCITELLI, Alejandro; ADAIME, Iván; BINDER, Inés. El Proyecto Facebooky la posuniversidad: sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje. Buenos Aires: Ariel Editora/Fundação Telefónica, 2010. Disponível em: http://www.slideshare.net/laloreyes23/el-proyecto-facebook-y-la-posuniversidadsistemasoperativossoc iales-y-entornos-abiertos-de-aprendizaje. Acesso em: 15 fev. 2020.

JULIANI, Douglas Paulesky (et al.). Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior. Revista Renote, v. 10, n. 3, dezembro/2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/arti cle/view/36434. Acesso em: 15 fev. 2020.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Meridional, 2008.

LORENZO, Eder Maia. A Utilização das Redes Sociais na Educação: A importância das redes sociais na educação. São Paulo: Clube de Autores, 2013.

MARTINEZ, Cristina Alemañy. Redes sociales: una nueva vía para el aprendizage. Revista Atlante Cuadernos de Educación y Desarrollo, vol. 1, n. 1, mar/2009. Disponível em: http://www.eumed.net/rev/ced/01/cam4.html. Acesso em: 12 abr. 2020.

MATTAR, João. O uso das redes sociais na educação. depoimento. [01 de março, 2012]. São Paulo: Portal de Educação e Tecnologia- Instituto Airton Senna. Disponível em: http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=5487?. Acesso em: 15 abr. 2020.

_____________. Facebook em educação. De Mattar (blog pessoal). [17/01/2012b]. Disponível em: http://joaomattar.com/blog/2012/01/17/facebook-em-educacao/. Acesso em: 20 abr. 2020.

MASETTO, Marcos T. Atividades pedagógicas no cotidiano da aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia. (Orgs.). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 83-102.

MIRANDA, Maria Irene. Conceitos centrais da teoria de Vygotsky e a prática pedagógica. Ensino em Re-vista, v. 13, n. 1, jul. 2004/jul. 2005.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. n. 3, mai/ago 2007, p. 41-50. Disponível em: http://sisifo.fpce .ul.pt/?r=11&p=43. Acesso em: 05 maio 2020.

MORAN COSTAS, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. (orgs.) Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus Editora, 2006.

MORAN, José M. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2012.

PHILLIPS, Linda F.; BAIRD, Derek; FOGG, BJ. Facebook para Educadores. 2011. Disponível em: https://www.facebook.com/safety/.../Facebook%20for%20Educators.pdf ou https://educotraducoes.files.wordpress.com/2012/05/facebook-para-educadores.pdf. Acesso em: 05 maio 2020.

________________. Facebook lança guia para ajudar professores a usar mídia social. [Entrevista concedida ao] Portal Terra. Portal Terra, 13 maio 2011. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/facebook-lanca-guia-para-ajudar-professores-a-usar-midia-social,a4f9dceae77ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html. Acesso em: 10 de março de 2020.

PISCITELLI, Alejandro; ADAIME, Iván. Desestabilizando la universidad a través de una cátedradevenida en laboratorio/taller multimedial. In: PISCITELLI, Alejandro; ADAIME, Iván; BINDER, Inés. El Proyecto Facebooky la posuniversidad: sistemasoperativossociales y entornosabiertos de aprendizaje. Buenos Aires: Ariel Editora/Fundação Telefónica, 2010. Disponível em: http://www.slideshare. net/laloreyes23/el-proyecto-facebook-y-la-posuniversidadsistemas-operativos-sociale s-y-entornos-abiertos-de-aprendizaje. Acesso em: 05 maio 2020.

RATIER, Rodrigo. Aulas presenciais precisarão ser reinventadas no pós-pandemia. Portal UOL, 04 maio 2020. ECOA. Disponível em: https://www.uol.com.br/ ecoa/colun as/rodrigo-ratier/2020/05/04/aulas-presenciais-precisarao-ser-reinventadas-no-pos-pandemia. htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 05 maio 2020.

RECUERO, Raquel. O que é mídia social. 2008. Disponível em: http://www.raquelrecuero.com/arquivos/o_que_e_midia_social.html. Acesso em: 03 mar. 2020.

__________________. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; WACHOWICZ, Lílian Anna. Avaliação formativa no ensino superior: que resistências manifestam os professores e alunos? In: ANASTASIOU, Léa das Graças; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. Joinville-SC: UNIVILLE, 2006. p. 121- 139.

SQUIRRA, Sebastião. Sociedade do conhecimento. In: MARQUES DE MELO, José; SATHLER, Luciano. Direitos à comunicação na Sociedade da Informação. São Bernardo do Campo: UMESP, 2005.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28559.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

WASSERMAN, Nicholas; HOLBERT, Nathan; BLIKSTEIN, Paulo. Will the coronavirus infect education, too? The risk of a radical shift to online learning after the crisis ends. New York Daily News, 08 abril 2020. Disponível em: https://www.nydailynews.com/opinion/ny-oped-coroanvirus-infect-education-20200 408-tasi4zfbozcxlgq34f22rk4zwm-story.html. Acesso em: 02 maio 2020.
Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte I