FUNÇÃO ENUNCIATIVA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NO FACEBOOK

Palavras-chave: Enunciado. Subjetivação. Redes sociais.

Resumo

Por meio desse artigo, analisa-se a constituição discursiva do sujeito como enunciador, identificando práticas de comunicação e de entretenimento que afetam a posição-sujeito, discutindo a partir da perspectiva das redes sociotécnicas estabelecidas em ambiente virtual. Para isso, mobilizou-se o aporte teórico da Análise do Discurso (AD), particularmente a arquegenealogia de Michel Foucault (1995, 1997 e 2007), e autores que contemplam a temática por sua discussão no campo da comunicação social. O trabalho se caracterizou por uma abordagem qualitativa do corpus, que adotou a descrição e a interpretação de postagens extraídas do Facebook, a fim de selecionar posicionamentos de sujeitos enunciadores e suas respectivas construções enunciativas que puderam ser interpretados como indícios de processos de subjetivação.

Biografia do Autor

Leidiane Francisca de Moura, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Linguagens e Ensino pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia. Integrante do Grupo de Pesquisas em Linguagem e Mídia LIMIAR/CNPq. 

Cristina Batista de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário do Araguaia. Doutora em Letras e Linguística (UFG) e Pós-doutora em Estudos Linguísticos – Análise do Discurso (UFU). 

Referências

ARAÚJO, C.B. A construção de subjetividades no discurso escolar. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás, 2013.

ARAÚJO, C.B. Discurso e Cotidiano Escolar: Saberes e Sujeitos. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

ARAÚJO, L.L.P. e RIOS, R. A Popularização das Redes Sociais e o Fenômeno da Orkutização. Anais do Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Recife – PE. 2012.

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1990.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

FERNANDES. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas urbanas, 2007.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: vontade de saber. Vol. 1. São Paulo: Editora Graal, 2006.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. São Paulo: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, M. Ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1997.

GRIGOLETTO, E. Do lugar social ao discursivo: o imbricamento de diferentes posições sujeito. Anais do Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Porto Alegre: UFRGS, 2005, p.154-164.

LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerenciais. São Paulo: MacGraw-Hill, 2007.

MACIEL, C. Comunicação através da Internet e serviços síncronos e assíncronos. NeAD/UFMT, 2004.

MACIEL, C.; ROQUE, L.; GARCIA, A.C.B. Democratic Citizenship Community: a social network to promote e-deliberative process. In: ACM International Conference Proceeding Series, vol. 390. Digital Government Society of North America, 2009, pp. 25-34.

PÊCHEUX, Michel. [1975]. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: EDUNICAMP, 1997.
Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II